PUB
PD- Literatura Infantil

Apresentado o Parque Urbano de Gondomar

Apresentado o Parque Urbano de Gondomar

20 mil metros quadrados, 800 árvores, 1200 m2 de área pavimentada multifuncional, anfiteatro ao ar livre com 250 lugares sentados. Estes são alguns dos detalhes do espaço verde que vai nascer no “coração” de Gondomar.

“Damos hoje mais um passo decisivo na mudança da cidade do betão para a cidade do verde, da qualidade vida, do futuro”, declarou Marco Martins, presidente da autarquia gondomarense, quinta-feira, na apresentação pública do Parque Urbano de Gondomar.

O autarca destacou o aspeto revolucionário do equipamento, pensado não só para o presente, mas também para as gerações futuras e dando a Gondomar um novo centro, uma nova identidade.

O projeto, da autoria do arquiteto gondomarense Paulo Merlini, prevê um novo espaço verde com áreas 100% permeáveis, “contribuindo desta forma para uma nova estrutura ecológica urbana”.

O parque contemplará um lago artificial, uma zona de recreio infantil, equipamentos de fitness, parque canino, zona de jogos de mesa e espaços para eventos culturais. “O futuro parque urbano propõe um conjunto de soluções contemporâneas de usufruto público, com percursos pedonais que atravessam as áreas verdes, áreas temáticas e equipamentos mobilizadores de vários públicos e uma forte componente de consciencialização ambiental direcionada para a sustentabilidade ecológica”, acrescenta a autarquia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Será ainda criado um anfiteatro ao ar livre, com capacidade para cerca de 250 lugares sentados, um interface para a futura ligação ao Metro e a criação de um corredor ecológico estruturante, “tendo como ponto de partida a situação ecológica da área de intervenção e da articulação ecológica e funcional com o futuro Parque Urbano da Ribeira da Archeira”.

O investimento estimado é de quatro milhões de euros, suportado inteiramente pela Câmara Municipal de Gondomar.

O projeto estará em discussão pública até ao dia 31 de outubro. Estima-se que a obra esteja concluída em meados de 2021.

Parque ao detalhe
20 mil metros quadrados – área total de um espaço central público
800 árvores – prevista a plantação de mais de 800 árvores
1200 m2 – criação de 1200m2 de área pavimentada multifuncional, dividida por três praças articuladas com o espaço urbano adjacente
250 lugares sentados – capacidade do anfiteatro ao ar livre, em pé, a estrutura poderá albergar 750 pessoas

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil