PUB
Recheio 2025

Aprecia vinho? Galiza é destino “obrigatório” em maio com provas, visitas (e não só)

Aprecia vinho? Galiza é destino

A iniciativa “Primavera de Portas Abertas” nas Rotas dos Vinhos da Galiza regressou para uma nova edição, em mais uma prova cabal do compromisso da Xunta da Galiza com o enoturismo e com experiências únicas e autênticas.

O diretor do Turismo da Galiza, Xosé Merelles, marcou presença na apresentação da 14.ª edição do evento, promovido pela Xunta da Galiza em colaboração com as Associações das Rotas dos Vinhos das cinco Denominações de Origem da região: Monterrei, Valdeorras, Rías Baixas, O Ribeiro e Ribeira Sacra.

Também esteve presente o diretor da Agência Galega da Qualidade Alimentar (AGACAL), Martín Alemparte. 

Rota dos Vinhos da Galiza: provas, visitas, concertos, passeios de barco e muito mais

A Rota do Vinho de Monterrei abriu o calendário, entre 2 e 4 de maio, sendo que agora se segue Valdeorras, de 9 a 11. As adegas das Rías Baixas receberão os visitantes entre 16 e 18 de maio, enquanto a Rota da Ribeira Sacra decorrerá de 23 a 25. 

A fechar a programação estará a Rota d’O Ribeiro, com atividades nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho. Durante estes fins de semana, será possível visitar gratuitamente as 62 adegas envolvidas, através de visitas guiadas às suas instalações.

O programa inclui ainda uma grande variedade de atividades, como provas de vinhos e produtos locais, visitas a museus e centros interpretativos ligados à viticultura, passeios por trilhos históricos ou naturais, passeios de barco, oficinas, concertos, entre outras propostas. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os já conhecidos “Autocarros do Vinho” regressam com 35 percursos diferentes, partindo de cidades como Santiago de Compostela, Vigo, A Corunha, Ourense, Pontevedra, Lugo, Ferrol e Ponferrada. Toda a programação está disponível online e pode ser vista aqui.

Durante a apresentação, Xosé Merelles sublinhou que “o enoturismo constitui um dos eixos de trabalho chave do Turismo da Galiza no que toca à diversificação da oferta turística”, salientando que este tipo de propostas se estende por vários concelhos da região. 

Merelles acrescentou que o Turismo da Galiza está a implementar o Plano Territorial de Sustentabilidade Turística da Enogastronomia da Galiza 2023-2025, com um orçamento de 34,5 milhões de euros, cujo objetivo é posicionar a região como um destino de referência em enogastronomia. 

Este plano abrange 11 Projetos de Sustentabilidade Turística em Destino, alguns dos quais estão diretamente ligados a municípios das diferentes denominações de origem, como o PSTD Valdeorras, a Rota do Vinho Milenar, o PSTD Ribeiro – O Carballiño ou o PSTD Condado Paradanta Destino Enogastronómico.

Além disso, o principal responsável pelo setor do Turismo da Galiza diz que a Estratégia de Turismo da Galiza 2030 contempla o enoturismo como uma ferramenta para desenvolver ofertas diferenciadas”, por intermédio de uma aposta coordenada com as cinco rotas do vinho para enriquecer as experiências turísticas.

A mesma estratégia define a desestacionalização da procura turística como uma das metas centrais da Xunta. A realização da Primavera de Portas Abertas em maio insere-se nesse objetivo. Em 2024, o mês de maio registou um aumento de 15,1% no número de visitantes em relação ao mesmo período de 2023 – o crescimento mais expressivo de todo o ano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3