O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e o secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho, inauguraram esta sexta-feira as instalações do Lar Residencial da Rasa, em Mafamude. O espaço, que receberá 12 utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) com deficiência moderada e ligeira, começou a ser construído no início de 2012, vindo agora substituir um edifício que já não oferecia as condições necessárias.
De acordo com o autarca de Gaia, trata-se de uma obra “que dignifica muito o concelho”, perante o qual o socialista assumiu o compromisso de “ter uma participação ativa nos desafios de futuro nesta área”, apostando em “políticas de solidariedade ativas e inovadoras”.
De referir que o novo equipamento foi construído ao abrigo de uma candidatura à medida 6.12 do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), que financiou 90 por cento do valor total da obra, situado em cerca de 430 mil euros. O Fundo Social Europeu, o Estado português e a APPACDM Gaia foram os três investidores no projeto, que contou com o apoio da autarquia local nos processos e licenciamentos.
Sexta-feira 13 Dezembro, 2013
APPACDM já tem um novo lar residencial em Gaia
O equipamento vai acolher doze utentes e funcionar em cooperação com o Centro de Atividades Ocupacionais de Canidelo, ainda em construção.