
As obras de pedonalização da Rua de S. João, inicialmente previstas para serem concluídas apenas na primeira semana de novembro, terminaram mais cedo do que o prazo estabelecido, como publicado pela Câmara do Porto.
A intervenção focou-se na área entre a Rua do Infante D. Henrique e a Rua de Mouzinho da Silveira, e envolveu a elevação da via e dos espaços de estacionamento ao nível dos passeios, utilizando a calçada de granito existente, que foi levantada e reassentada.
A obra, sob responsabilidade do Gabinete do Espaço Público (GEP) da GO Porto, teve um custo aproximado de 82 mil euros. Recentemente, o GEP também concluiu a pedonalização da Rua das Carmelitas, localizada junto ao Jardim das Oliveiras, outra zona emblemática da cidade.

A cidade do Porto tem vindo a apostar cada vez mais na mobilidade pedonal, com mais de 100 ruas já priorizadas para a circulação de peões.
Nos próximos dois anos, várias outras vias serão transformadas, incluindo o Passeio das Virtudes, a Rua de São Bento da Vitória, a Rua e Travessa do Cimo de Vila, a Travessa do Cativo, a Rua Galeria de Paris, a Rua e Largo do Cativo e a Rua dos Portas do Sol, que farão parte desta estratégia de dar mais espaço e segurança aos peões.