Sogrape

Após 43 anos prova de águas abertas volta ao rio Douro

Após 43 anos prova de águas abertas volta ao rio Douro

Após 43 anos de ausência vai voltar a realizar-se uma prova de águas abertas no rio Douro. A primeira edição da “Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water” terá lugar no dia 4 de setembro, com partida na Ribeira do Porto e chegada na praia contígua à Marina da Afurada, em Vila Nova de Gaia, numa distância aproximada de quatro quilómetros.

De acordo com a nota de imprensa, o foco da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) “foi desde o primeiro momento procurar mitigar os riscos para os atletas em relação à sua segurança e saúde” e para isso “garantiu a envolvência de delegados de saúde e médicos de saúde pública da Administração Regional de Saúde do Norte”. Foram também realizados “um conjunto alargado de testes à qualidade da água do Rio Douro para a obtenção de despacho favorável daquele organismo”.

“Foram oito meses de avanços e recuos, mas com a confiança inabalável de que era possível colocar o Rio Douro no mapa do calendário nacional de águas abertas”, afirma o documento.

Referir que a última prova de águas abertas no Rio Douro teve lugar em 1979 com a Travessia do Porto a Nado que teve a sua origem no ano de 1916.

O evento, que integra o Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação, será organizado pela ANNP em parceria com os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes