Sogrape

Aplicação “Anda” premiada em Cannes

Aplicação “Anda” premiada em Cannes

Criada pelos Transportes Intermodais do Porto em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a aplicação “Anda” foi premiada na 7.ª edição dos ‘Calypso Awards’, na categoria ‘Best Customer Practice’ [Melhores práticas para o cliente].

A aplicação, que foi desenvolvida pelas empresas CARD4B e OPT – Otimização e Planeamento de Transportes, em estreita colaboração com a FEUP, foi distinguida na iniciativa que premeia anualmente as entidades que contribuíram para a promoção e desenvolvimento da inovação em soluções para transportes públicos.

Disponível para download e utilização gratuitos desde junho de 2018, a “Anda” é uma aplicação totalmente inovadora no campo da bilhética móvel, destinada a simplificar a utilização do Sistema Intermodal Andante (SIA) por parte dos seus clientes, sejam estes regulares ou ocasionais. “Quer isto dizer que, com a aplicação, o cliente pode viajar sem precisar de conhecer todas as regras tarifárias, tendo a garantia de que no final do mês vai pagar o menor valor possível pelas viagens realizadas”, explica o portal da U.Porto.

A aplicação “Anda” está disponível para telemóveis Android, versão 5.0 ou superior, equipados com as tecnologias Near Field Communications (NFC) e Bluetooth. Para começar a utilizar a app, basta descarregá-la através da Play Store da Google. De seguida, o cliente cria a sua conta e associa uma forma de pagamento, débito no cartão Multibanco ou cartão de crédito / débito. Depois, é só abrir a app e fazer login.

Antes de iniciar uma viagem, o utilizador deverá certificar-se que tem ligados: NFC, Bluetooth, acesso à internet e localização. Estas comunicações deverão permanecer ligadas durante toda a viagem.

Para validar corretamente, basta aproximar o telemóvel (parte de trás) ao validador mantendo-o imóvel a 2 ou 3 cm de distância durante alguns segundos e aguardar que se acenda uma luz verde no validador e que seja emitido um som de validação correta. Deverá surgir na App uma notificação de viagem iniciada.

Durante a viagem, é possível seguir o percurso que se está a realizar na aplicação. Quando o cliente sai do veículo, a aplicação percebe que já não se encontra a viajar, e fecha automaticamente a viagem.

O sistema otimiza igualmente o valor a pagar no final do mês em função das viagens realizadas. Estas são agrupadas de acordo com a combinação de títulos de transporte mais favorável e económica. A qualquer momento é igualmente possível consultar as viagens já realizadas e respetivo valor cobrado.

A aplicação premiada nos ‘Calypso Awards’ pode ser utilizada no Metro do Porto, nos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), na CP e em operadores privados da Área Metropolitana do Porto.

A entrega do prémio decorreu no passado dia 27 de novembro, numa cerimónia realizada em Cannes, França.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem