PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Apenas 20% dos portugueses sabem com exatidão o valor das suas despesas mensais

Apenas 20% dos portugueses sabem com exatidão o valor das suas despesas mensais

De acordo com o Observador Cetelem Literacia Financeira, apenas 20% dos portugueses sabem com exatidão o valor das suas despesas mensais fixas, uma situação que se degradou em relação ao inquérito realizado no ano passado, em que 27% tinha essa noção.

No entanto, os resultados globais desta edição, segundo a mesma fonte, indicam “uma melhor preparação dos portugueses para a gestão do orçamento familiar”, uma vez que, este ano, “88% dos portugueses afirmam ter conhecimento do valor do rendimento do agregado familiar”, valor que, em 2018, era de 84%.

Mas, apesar deste aumento de quatro pontos percentuais, “a percentagem de portugueses que diz saber com exatidão os valores dos rendimentos familiares desceu face a 2018”, de 48% para os 29%. Por sua vez, a percentagem de participantes que diz saber o valor aproximado (59%) aumentou face ao ano anterior (36%). Já 13% continuam a não saber o valor dos rendimentos do agregado familiar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Relativamente às despesas, como já foi referido, verifica-se uma diminuição da percentagem de portugueses que dizem saber com exatidão o valor das despesas mensais fixas, que cai de 27% em 2018 para 20% este ano.

“Já a percentagem de pessoas que desconhece o montante das suas despesas mensais desceu de 2018 para 2019, passando de 18% para 13%”, revela o estudo, que concluiu ainda, através de uma análise geográfica, que os inquiridos no Norte do país são os que maior conhecimento têm dos seus rendimentos (35%) e das despesas (24%).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil