É já esta quarta-feira, dia 27 de junho, às 11h00, no Salão Nobre da Reitoria (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos), a cerimónia de tomada de posse do novo Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.
O médico que liderou o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) durante os últimos 14 anos será empossado como o 20.º Reitor dos 107 anos de história da Universidade do Porto, perante uma plateia repleta de líderes das principais instituições da cidade e da região, de responsáveis de instituições de ensino superior de todo o país e de representantes da comunidade académica do Porto.
A cerimónia arrancará com as intervenções de Miguel Cadilhe, Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto, e de Artur Santos Silva, Presidente do Conselho Geral. Será precisamente Artur Santos Silva, enquanto representante máximo do órgão responsável pela eleição do Reitor, que empossará António Sousa Pereira no cargo. De seguida, aponta nota enviada às redações, caberá ao novo Reitor dar posse aos Vice-Reitores e Pró-Reitores que farão parte da sua Equipa Reitoral durante este mandato de quatro anos.
O primeiro discurso de António Sousa Pereira como Reitor da Universidade do Porto marcará o encerramento da cerimónia, numa intervenção que “necessariamente servirá para dar a conhecer os principais objetivos e eixos de intervenção do seu mandato”.
Recorde-se que António Sousa Pereira foi eleito Reitor pelo Conselho Geral da U.Porto a 27 de abril último, tendo-se apresentado a esta eleição com uma candidatura que, segundo o próprio, “visa reforçar a Universidade do Porto no papel de grande instituição nacional e internacional comprometida com o desenvolvimento regional e nacional através do ensino e investigação de excelência”.
Nascido a 17 de outubro de 1961, no Porto, António Sousa Pereira é licenciado, mestre e doutor em Medicina pelo ICBAS, faculdade onde desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático em 2002.
Em 2004, viria a ser eleito pela primeira vez como diretor daquela mesma faculdade, posição que ocupou até à sua eleição como Reitor da Universidade do Porto. Sucede no cargo a Sebastião Feyo de Azevedo, que liderou a instituição de 2014 a 2018.