PUB
CIN Woodtec

Antigo bispo do Porto homenageado em Penafiel com presença de Ramalho Eanes

Antigo bispo do Porto homenageado em Penafiel com presença de Ramalho Eanes
Penafiel vai assinalar o 110.º aniversário do nascimento de António Ferreira Gomes, antigo bispo do Porto, natural deste município, e que se evidenciou na crítica ao regime anterior ao 25 de Abril.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Fonte da Câmara Municipal avançou, à Agência Lusa, que estão previstas várias atividades, destacando uma conferência, na próxima segunda-feira, com a participação do ex-Presidente da República Ramalho Eanes.
O antigo do Chefe de Estado vai estar acompanhado, na conferência, do bispo emérito Manuel Martins. A sessão vai decorrer às 21h30, no auditório do Museu Municipal de Penafiel.
A conferência intitular-se-á “D. Antonio Ferreira Gomes: o combatente ousado da liberdade positiva do Homem e da democracia de libertação”.
No dia 10 de maio, data do nascimento do antigo chefe da Diocese do Porto, as homenagens começarão às 10h, com a colocação de um ramo de flores pelos alunos do Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes, junto à estatua do patrono, em Milhundos.
Para as 18h daquele dia está agendada uma romagem à sepultura do homenageado, no cemitério de Milhundos, seguida de uma eucaristia celebrada pelo bispo do Porto, Antonio Francisco dos Santos, na Igreja da Misericórdia, no centro da cidade.
À noite, será apresentado o segundo volume de “Obras Escolhidas”, de Arnaldo de Pinho, com textos de António Ferreira Gomes
A biblioteca de Penafiel também apresentará a exposição documental “D. António Ferreira Gomes, o Bispo da Liberdade”. Por marcação, os interessados podem assistir à exibição do documentário “De joelhos diante Deus, de pé diante dos homens”.
António Ferreira Gomes nasceu em 1906 na freguesia de Milhundos, no concelho de Penafiel. Segundo a autarquia, o antigo bispo do Porto “tornou-se uma personalidade incontornável na luta pela liberdade e na crítica da situação política, social e religiosa da nação”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil