A Câmara Municipal do Porto pretende que o edifício da antiga Escola Ribeiro de Sousa, em Paranhos, seja transformado num centro de treino do Regimentos dos Sapadores Bombeiros.
A proposta, que vai a votação na próxima reunião de executivo municipal, é justificada pela necessidade dos Bombeiros Sapadores do Porto reequilibrarem “o seu espaço, com a constituição de um centro de treino, com capacidade para treino real das várias valências do socorro (incêndios urbanos/industriais, incêndios rurais, desencarceramento, resgate em altura, busca e resgate em estruturas colapsadas e matérias perigosas) e salas para formações teóricas, no âmbito interno e externo”.
O documento, citado no portal de notícias da autarquia, refere que os compromissos assumidos pela implementação do polo de formação da Escola Nacional de Bombeiros “irão incrementar as ofertas formativas, evidenciando a necessidade de aumento de espaço disponível para acolher todas estas ações de formação e treino, sendo estas atividades geradoras de receita para o município”.
O espaço proposto, propriedade da câmara, alberga, atualmente, a Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto, “mas, no final do ano letivo, deverá ser alvo de intervenção para criar as condições para a atividade de formação dos bombeiros”, pode ler-se.
O comandante do regimento, tenente-coronel Carlos Marques, admitiu em declarações à Lusa, citadas na mesma plataforma, que “o novo espaço permitirá ter uma oferta formativa ainda maior, outro tipo de cursos, como cursos de promoção, de formação inicial, de especialização em diversas áreas, como o de grande ângulo, das matérias perigosas, de buscas e resgate em estruturas colapsadas, do pré-hospitalar”.
A localização do edifício, “no mesmo quarteirão do quartel, por trás das piscinas da Constituição” é “o espaço ideal para o centro de treinos”, refere ainda o comandante.
Foto: Guilherme Costa Oliveira / Porto.