Há festa protagonizada pelo mar azul este fim de semana. A receção ao Futebol Clube do Porto nos Aliados, no sábado, começa pelas 15h e promete entrar pela noite dentro.
Todos os portistas poderão assistir em ecrãs gigantes ao último jogo da jornada do campeão nacional, que se disputa em Guimarães. Já à noite, a equipa vencedora chega à Câmara do Porto, onde não é recebida desde 1999.
Previsivelmente pelas 23h30, o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, recebe a Medalha de Honra da Cidade – Grau Ouro, da Câmara do Porto. O reconhecimento, que partiu da iniciativa do presidente da autarquia, Rui Moreira, conta com a unanimidade das forças políticas que compõem o Executivo municipal.
A equipa campeã e respetiva equipa técnica vão estar depois na varanda da Câmara, onde prometem erguer novamente o troféu de vencedor do Campeonato Nacional.
Mas há mais. Após este momento, os campeões vão desfilar pela passerelle vai desde o palco situado frente ao edifício da Câmara e da estátua de Garrett até sensivelmente a meio da Avenida.
A festa conta com um programa de animação, preparado pelo Futebol Clube do Porto.
As comemorações terão a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto um: animação no local com a presença do Draco, DJ’s, pinturas faciais gratuitas e aquecimento para o Vitória SC-FC Porto.
Ponto dois: transmissão nos ecrãs gigantes do jogo entre o Vitória SC e o FC Porto, em busca de mais uma vitória. No final, acompanhamento do trajeto dos campeões entre Guimarães e o Porto.
Ponto três: apontamentos musicais, com atuações de Alberto Índio, Nuno Norte, Miguel Rendeiro, Marante, Jimmy P e Mundo Segundo.
Ponto quatro: hino do FC Porto cantado ao vivo por Maria Amélia Canossa.
Ponto cinco: entrada dos novos campeões nacionais na Avenida dos Aliados, para o primeiro banho de multidão.
Ponto seis: receção na Câmara Municipal, com entrega da Medalha de Honra da Cidade ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
Ponto sete: regresso, 19 anos depois, à varanda da Câmara para erguer novamente o troféu dos campeões.
Ponto oito: desfile dos campeões na passerelle que parte da Câmara e atravessa a Avenida.
Ponto nove: outras celebrações individuais ou coletivas pela noite dentro, a cargo de cada um dos portistas.
Ponto dez: sessão de fogo de artifício piromusical, de homenagem ao campeão.
São, assim, aguardados largos milhares de pessoas, sendo necessário estabelecer alguns condicionamentos de trânsito.
A Metro do Porto anunciou já o reforço do serviço no sábado, oferecendo mais capacidade nos veículos e prolongando o horário de funcionamento até às 02h00 de domingo.