CIN - VinylMatt

Andebol: Portugal vai aos Jogos Olímpicos de Tóquio

Andebol: Portugal vai aos Jogos Olímpicos de Tóquio

É um dos maiores feitos da história do andebol português: a seleção nacional garantiu este domingo a qualificação para os Jogos Olímpicos após vencer a França por 29-28, com um golo no último segundo do jogo por Rui Silva.

“Portugal fez história e está, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021! A confirmação aconteceu apenas no último segundo, depois de um jogo de loucos frente à França, em Montpelier”, escreve a Federação Portuguesa de Andebol.

Portugal perdia por três golos (25-28) a quatro minutos do fim, mas, perto do apito final, Rui Silva fez, de contra ataque, o 29-28, que deu a Portugal a qualificação inédita para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. A França ainda marcou, mas “por uma fração de milésimos de segundo”, a bola só entrou depois do apito final ter soado. Apesar da derrota, os gauleses também asseguraram um lugar nos Jogos Olímpicos.

Paulo Pereira, o selecionador nacional, não deixou de relembrar a memória de Alfredo Quintana, o guarda-redes do FC Porto e da seleção que morreu em 26 de fevereiro na sequência de uma paragem cardiorrespiratória: “Não conseguimos isto sozinhos, desde que chegámos aqui, quero agradecer ao Alfredo Quintana e estes jogadores são enormes guerreiros, se não tivesse estes atletas era impossível. Foi excepcional. Houve momentos em que foi difícil gerir a situação mas tivemos audácia para continuar a procurar a vitória. Ninguém imagina a alegria imensa que temos neste momento e que todos os portugueses que acreditaram em nós desde o início sentem.”

Também Fábio Magalhães, um dos mais internacionais de sempre, realçou: “Nós, pelos motivos óbvios, queríamos muito isto e, hoje, fomos incríveis. Estávamos todos no braço do Rui e o Quintana também e ele não podia falhar. É muito difícil colocar em palavras o que estamos a sentir”.

“Um enorme orgulho, neste grupo, nos Heróis do Mar, que ultrapassaram grandes dificuldades com uma grande energia e ambição e é com este espírito que aqui estamos. Viemos aqui com um nome no coração, do Alfredo Quintana, e também é por ele que vamos a Tóquio. Hoje, o andebol português provou que é capaz de estar nos Jogos Olímpicos”, destacou Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou já a seleção masculina de andebol de Portugal pela qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, considerando-a “a vitória póstuma de Quintana”.

Numa nota publicada no ‘site’ da Presidência, o Presidente da República destaca “a dedicação e empenho de todos os jogadores”, felicitando também a equipa técnica e a Federação de Andebol de Portugal.

Foto: Federação de Andebol de Portugal

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes