
Marco Martins, presidente da Transportes Metropolitanos do Porto, anunciou o seu compromisso em desenvolver um sistema de bike sharing que transcenda as fronteiras dos municípios na Área Metropolitana do Porto.
A intenção é que, através de um trabalho colaborativo com as autarquias, as bicicletas públicas sejam integradas ao sistema Andante, facilitando o deslocamento dos cidadãos no seu percurso diário – seja para o trabalho, escola ou lazer.
De acordo com o Porto Canal, durante o seu primeiro dia de trabalho a tempo inteiro, após viajar desde Gondomar usando os autocarros da Unir e o Metro do Porto, Martins enfatizou a importância de ampliar as alternativas de mobilidade suave.
Para este, não faz sentido que o sistema atual, gerido de forma isolada por cada município, limite a utilização das bicicletas a um concelho, impedindo, por exemplo, que uma bicicleta recolhida em Matosinhos seja deixada em Gondomar ou Gaia.
A nova empresa TMP, que assumirá a gestão da rede Unir e do sistema de bilhética do Andante, também prevê a criação de dois órgãos consultivos – o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade – para promover um debate aprofundado sobre as melhores estratégias de mobilidade na região.
Num debate anterior sobre a dispersão dos fluxos turísticos e a criação de quarteirões, a especialista em mobilidade urbana, Paula Teles, já sublinhou a urgência de uma rede pública de partilha de bicicletas no Porto. Ela defendeu que, para além das soluções privadas, é essencial que o setor público adquira um papel protagonista, permitindo a aquisição e disponibilização de bicicletas a preços acessíveis, contribuindo assim para aliviar o tráfego nas zonas turísticas onde os automóveis enfrentam dificuldades de circulação.