O Andante, depois de ter sido pioneiro nos bilhetes “contactless” em 2002, volta a liderar, disponibilizando cartões bancários como meio de pagamento pela primeira vez em Portugal.
Desde o dia 22 de julho que é possível efetuar o pagamento das viagens através do sistema contactless nas linhas de transportes público do Porto. Este novo método aparece dde uma parceria entre o Andante, a VISA, a REDUNIQ, a Card4B, a Cybersource e a Littlepay.
Este é um projeto piloto e o Porto é a primeira cidade nacional a aderir, no entanto para já integra apenas a Linha Violeta (E) do Metro do Porto (que serve o Aeroporto Internacional do Porto) e os autocarros da linha 500 da STCP. Integra as estações Aeroporto, Senhora da Hora, Casa da Música, Trindade da Linha Violeta e ainda as estações Campanhã, Bolhão, Campo 24 de Agosto, São Bento e Aliados.
A tecnologia ‘contactless’ permite fazer pagamentos sem ter de introduzir PIN. Para o efeito, basta aproximar o cartão ou outro dispositivo com esta tecnologia, como telemóvel ou relógio. Para tal foram instalados novos validadores junto aos já existentes, nas entradas das estações que fazem parte do projeto.
Cada viagem custa €2.00 e é válida por 1h15m no Metro do Porto e na STCP, independentemente do número de embarques nesse período em qualquer uma das estações e paragens acima referidas.
Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração do TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE e da Metro do Porto, SA considera que, “embora se trate de um projeto-piloto, a disponibilização de uma solução contactless no Porto, é um importante passo em frente em termos de inovação e desmaterialização da bilhética. É mais um avanço do sistema Andante, depois de termos introduzido a aplicação móvel ANDA, em 2018, que nos permite prescindir cada vez mais dos suportes em papel e em plástico, com todas as vantagens que daí decorrem para a sustentabilidade ambiental”.
De forma a realçar o percurso inovador Tiago Braga acrescenta que “por outro lado, quero também destacar que somos uma primeira linha de desenvolvimento tecnológico no setor dos transportes públicos. Estamos alinhados na prioridade à inovação apontada à disponibilização de soluções mais práticas, mais limpas, mais amigáveis e mais seguras, que acrescentam valor e induzem a captação de clientes”.