O Natal está a aproximar-se a “passos largos” e, como é habitual, a cidade do Porto e os seus arredores preparam-se para receber visitas alusivas à época, graças à agenda recheada de eventos e animação.
Para acompanhar esta azáfama típica da época natalícia, a Metro do Porto irá reforçar os seus serviços a partir do final de novembro e durante todo o mês de dezembro, de forma a facilitar o acesso às principais zonas de celebração natalícia.
No dia 30 de novembro, sábado, a Avenida dos Aliados será palco da tradicional inauguração das iluminações e da imponente Árvore de Natal. O evento começa às 18h e contará ainda com um concerto de Fernando Daniel às 18h30.
No ano passado, este momento atraiu um volume adicional de cerca de 52 mil passageiros ao Metro do Porto. Antecipando uma procura semelhante este ano, a empresa ajustou a frequência das viagens para atender ao público.
Nesse dia, entre as 18h e as 21h, os comboios que circulam no Tronco Comum (entre as estações Senhora da Hora e Estádio do Dragão) terão intervalos de apenas quatro minutos. Já na Linha Amarela (D), que inclui as estações dos Aliados e São Bento, os horários serão ajustados para partidas a cada 10 minutos entre as 16h e as 21h.
Além disso, nos fins de semana de dezembro anteriores ao Natal (7-8, 14-15 e 21-22), espera-se um aumento significativo no número de passageiros, especialmente nas estações próximas de áreas comerciais.
Em 2023, registaram-se mais 120 mil validações durante este período. Para atender a esta procura, as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Amarela (D) e Violeta (E) terão a capacidade reforçada.
O Metro do Porto também já definiu os ajustes operacionais para os eventos de final de ano, como a Corrida de São Silvestre e a passagem de ano, na qual o serviço será contínuo. Mais detalhes serão anunciados em breve.