O Amplifest arranca esta sexta-feira, 8 de novembro, celebrando a sua 10.ª edição com um programa especial que inclui concertos gratuitos em vários pontos do Porto e um fim de semana intenso de música no Hard Club, com estreias nacionais e nomes consagrados internacionalmente.
Segundo o Porto Canal, a partir das 17h de sexta-feira, o Mercado do Bolhão recebe a atuação do projeto Velho Homem, que une Afonso Dorido (Homem em Catarse) e Francisco Silva (Old Jerusalem). Mais tarde, às 19h30, a violoncelista sul-coreana Okkyung Lee sobe ao palco em Serralves, e a noite termina com o concerto dos dinamarqueses John Cxnnor no Ferro Bar, às 23h00.
O sábado dá início à programação no Hard Club às 13h30 com a banda Insect Ark, seguida pela estreia dos portugueses Avesso, que apresentam o álbum “desassossego”. Ao longo do dia, o público poderá assistir a atuações do projeto norte-americano Mizmor (de Liam Neighbors), Cinder Well, LLNN e FVNERALS.
Os destaques ficam para as bandas Russian Circles, dos Estados Unidos, e Ufomammut, de Itália, com Living Gate e UF também a marcar presença.
No domingo, o Hard Club abre as portas às 13h30 com os norte-americanos Inter Arma. O alinhamento do dia inclui Menace Ruine, Spurv, Mary Jane Dunphe, The Body & Dis Fig, e a estreia dos portugueses Decline and Fall. Chelsea Wolfe regressa ao festival como uma das atrações principais, seguida de apresentações de Yoo Doo Right, Oranssi Pazuzu e Eihwar, que encerram a noite.
O evento também contará com as Amplitalks, sessões de conversa com artistas como Insect Ark e Menace Ruine, e uma exposição de obras de André Coelho.
Os passes para o Amplifest já estão esgotados desde junho, confirmou a organização, refletindo a grande procura por este festival, que promete três dias de imersão musical na cidade do Porto.