CMPorto

Alunos do Porto premiados pelo programa Eco-Escolas

Alunos do Porto premiados pelo programa Eco-Escolas

Nove escolas do Porto foram premiadas pela participação no programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Este projeto, que “pretende encorajar as ações dos mais jovens rumo a um futuro mais sustentável” recebeu trabalhos relacionados com a reciclagem, a limpeza do mar e alimentação.

De acordo com o portal de notícias da Câmara do Porto, os alunos do Colégio D. Duarte decidiram renovar o «depositrão» para chamar “à atenção para a reutilização e separação destes resíduos”, e foram distinguidos no desafio «Geração Depositarão: Constrói o teu Traga-Pilhas».

Já um grupo de estudantes do Colégio Júlio Dinis levou “para as ruas do Porto as questões da mobilidade, o reforço da política dos 5Rs e a necessidade de repensarmos hábitos de consumo” através da dança.

No âmbito da campanha Global Action Days, promovida pela Fundação para a Educação Ambiental, a distinção vai para os alunos da Escola Profissional de Campanhã, que, ao longo do ano letivo, desenvolveram várias ações como uma festa na horta, um debate sobre espécies ameaçadas, uma caminhada pela natureza, entre outras.

Da Escola Básica e Secundária Clara de Resende, os alunos do 9.º ano, responderam ao desafio «Onde Está o Eco-Lápis» e “deram largas à criatividade, que se traduziu numa profusão de cor e imaginação”.

Um trilho pelos jardins da cidade valeu à Escola Profissional Infante D. Henrique a entrada entre as premiadas nesta edição do Eco-Escolas. O concurso Eco-Trilhos levou, assim, “os alunos ao Jardim da Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, à Praça Mouzinho de Albuquerque, ao Jardim Teófilo Braga, à desaparecida Fonte das Águas Férreas, e às hortas pedagógicas que têm na própria escola”.

A Escola Secundária Carolina Michaelis foi premiada em duas categorias do programa: ao responder ao desafio “Alimentação Saudável e Sustentável”, onde criaram a «Brigada da Cantina» e analisaram as caraterísticas deste serviço na escola. No âmbito do desafio «Biodiversidade: Preservar e Regenerar» desenvolveram um “projeto de reabilitação do espaço de recreio da Escola Básica Bom Pastor, conhecido por «Um bosque pelo clima»”.

Por outro lado, as “árvores de interesse público que mais se destacam na cidade do Porto” levaram um grupo de alunos da Escola Secundária Filipa de Vilhena a destacar-se no “Painel Biodiversidade da Minha Terra”.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto foi também premiada pelo projeto «Brigada Amar o Mar», que levou cerca de 60 alunos à Praia do Ourigo “para uma sessão de limpeza do areal, promovida pela Câmara do Porto”. De entre os mais de 12 quilos recolhidos, surpreenderam os “inúmeros pedacinhos de plásticos quase impercetíveis na areia dourada”.

Referir ainda que da lista de estabelecimentos premiados consta também a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, que criou «Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica».

Foto: Rawpixel / iStock / Getty Images Plus

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem