Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Alunos do PALLCO destacam-se em semifinal da maior competição de ballet do mundo

Alunos do PALLCO destacam-se em semifinal da maior competição de ballet do mundo

Os alunos do PALLCO, o primeiro conservatório de dança e música do Porto, estiveram, na semana passada, em Cattolica, Itália, a competir numa das semifinais do Youth America Grand Prix (YAGP) 2020, a maior competição de ballet do mundo, onde se destacaram em diferentes modalidades e escalões.

O primeiro lugar na categoria de “Small Ensembles” foi conseguido com o pas de trois “Fairy Doll”, protagonizado pelos bailarinos Livia Saavedra, Simão Fontes e Tomás Moreira, respetivamente, com 11, 13 e 12 anos de idade. Por sua vez, nos solistas, a escola conseguiu ainda dois terceiros lugares em ballet clássico – no escalão pré-competitivo, com Livia Saavedra, e no escalão júnior, com Simão Fontes.

“Simão Fontes demonstrou-se uma forte promessa em Itália, tendo sido o rapaz mais bem classificado da competição, no escalão júnior. Foi o único de 15 rapazes a alcançar o pódio e integrou, ainda, o trio que conseguiu o primeiro lugar. O bailarino conquistou bolsas de estudo para duas das melhores escolas da Europa – a Princess Grace Academy, no Mónaco, e a Dutch National Ballet Academy, na Holanda”, realça o comunicado enviado à VIVA!, onde se lê ainda que às bailarinas Adriana Cipriano, de 16 anos, e Inês Nunes, de 15, foi atribuída uma bolsa de estudo na Royal Ballet School of Antwerp, na Bélgica.

Já Livia Saavedra recebeu uma bolsa de estudo para a Ballettschule Theater Basel, na Suíça, Daniela Duarte (15) conseguiu uma bolsa para a academia BodyCode System, em Itália, e Matilde Dias (12) vai estudar na Bolshoy Academy, em Nova Iorque.

Entre todos os participantes de países como Alemanha, Espanha, França, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia, Suécia, Turquia, Ucrânia e Portugal, os formandos do PALLCO alcançaram ainda, no escalão sénior, três TOP12 em ballet clássico e dois TOP12 em ballet contemporâneo. No escalão júnior, conseguiram dois TOP12 em clássico e no escalão pré-competitivo dois TOP12 em clássico e três TOP12 em contemporâneo.

Na foto: Sofia Marques dos Santos, diretora do PALLCO e professora, com finalistas solistas junior – Lavinea Silva, Matilde Dias, Simão Fontes

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem