PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Alunos da Universidade do Porto levam descobertas a congresso especial

Alunos da Universidade do Porto levam descobertas a congresso especial
Novos compostos químicos para combater a doença de Alzheimer ou ajudar no tratamento de quimioterapia contra o cancro são duas das centenas de investigações científicas que estudantes da Universidade do Porto (U.Porto) estão a apresentar num congresso especial.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Maria João Ramos, vice-reitora para a investigação e desenvolvimento da U.Porto, explicou que entre esta quarta e sexta-feira decorre, no Porto, uma espécie de congresso júnior, denominado “Encontro Investigação Jovem” (IJUP), no qual alunos dos 1.º e 2.º ciclos da U.Porto apresentam 373 trabalhos de investigação científica, tanto em comunicação oral como em “poster”.
Há muitas apresentações sobre saúde, porque é um tema forte de investigação na Universidade do Porto, como Alzheimer, cancro, sida, mas há também uma série de trabalhos de engenharia, um tema igualmente muito forte na U.Porto, informou Maria João Ramos.
Inês Cruz, licenciada em bioquímica e mestre em química farmacêutica, apresentou hoje um trabalho científico denominado de “Síntese e Avaliação Biológica de derivados xantónicos e flavónicos como potenciais agentes dual para o combate da Doença de Alzheimer”.
“Conseguimos sintetizar dois derivados que apresentaram atividade dual, nomeadamente atividade antioxidante e inibidora de uma enzima que podem ser promissores agentes para o combate da Doença de Alzheimer”, explicou à Lusa a jovem investigadora.
Mais de 750 estudantes de licenciatura e mestrado da U.Porto estão reunidos no Palácio das Artes da Fundação da Juventude, junto à Ribeira do Porto, para apresentarem pela primeira vez em público os resultados dos seus projetos de investigação científica.
Das ciências do desporto à criminologia, passando pelas artes, engenharias, ciências sociais e ciências da vida e da saúde, o IJUP é o mostruário das últimas novidades ligadas às diferentes áreas de ensino e investigação da U.Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem