O projeto de João Oliveira e Ivo Falcão está já implementado no centro comercial. O prémio para ambos – e para outros três alunos premiados – foi a isenção no pagamento de propinas para a frequência de mestrado.
“É interessante olhar para as áreas de descanso e ver o visitante do centro comercial a interagir com o espaço tal e qual como o imaginámos quando à nossa frente tínhamos apenas uma folha em branco. É uma sensação de dever cumprido face a um projeto com tanta responsabilidade”, observa João Oliveira, recordando que um dos desafios foi planear áreas que teriam de ser confortáveis e, em simultâneo, duradouras.
Já Ivo Falcão ressalta “a escolha de materiais e a forma de os combinar e aplicar a um uso extremamente intenso” como o maior desafio. “Tinham de possuir características que permitissem dar corpo às ideias projetadas sem comprometer a integridade e resistência do ambiente.” Agora, “é extremamente gratificante ver o nosso projeto num local de grande visibilidade, poder visitá-lo e verificar a sua aceitação e apropriação pelas pessoas”, afirma o designer, para quem estas iniciativas “são um estímulo grande para os alunos e uma oportunidade de aprendizagem única”.
O concurso foi lançado há dois anos e envolveu cerca de 40 alunos, então finalistas da licenciatura de Design de Interiores da ESAD – Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos. “Estimular nos alunos a capacidade de resposta a desafios concretos, prepará-los para a integração no mercado de trabalho e desenvolver o processo criativo em design” eram os objetivos da ação. Ao longo da mesma, os alunos foram contando com os inputs de Nini Andrade Silva, designer premiada internacionalmente e com o Título Honorífico da Grande Ordem do Infante D. Henrique, Grau de Oficial, pelos feitos alcançados em nome de Portugal.
Em junho de 2015, foram conhecidos os vencedores. Além de João Oliveira e Ivo Falcão – cujo projeto foi eleito para ser implementado – foram ainda distinguidos mais três alunos, que, igualmente, ficaram isentos de pagar propinas na frequência de mestrado de Design de Interiores. O Mar Shopping ofereceu um ano de isenção e a ESAD outro.
Projeto inspirado em lagos suecos
“Criar espaços que mais do que de descanso, são temáticos e culturais, proporcionando ao público uma visualização do que é o design, mais concretamente o design escandinavo” deu origem à proposta de João e Ivo, inspirados por Alvar Aalto, arquiteto finlandês cuja obra é considerada exemplar da vertente orgânica da arquitetura moderna da primeira metade do século XX, e pelos lagos de Agunnaryd, na Suécia, região em que cresceu Ingvar Kamprad, fundador do Grupo IKEA.
“Acreditamos que este projeto era o que melhor traduzia aquelas que para nós eram premissas essenciais. O conforto, a segurança e a facilidade de acesso para todos, incluindo crianças e pessoas com mobilidade reduzida, eram componentes que teriam de ser contempladas. Nas nossas áreas de descanso queremos sobretudo que as pessoas se sintam em casa”, explica Sandra Monteiro, diretora-geral do Mar Shopping.
Para José Simões, diretor da ESAD, esta iniciativa foi, “a todos os níveis, excecional, particularmente na sua vertente pedagógica. De facto, o concurso deu uma excelente oportunidade aos alunos vencedores de verem o seu projeto materializado e exposto ao público. A possibilidade de os alunos se envolverem num processo de design de interiores, num contexto real de projeto/trabalho, é extremamente importante na sua formação como designers”.
“Orgulho” é o sentimento também referido por Maria Milano, diretora do mestrado em Design de Interiores. Orgulho nos alunos e no que foram capazes de desenvolver.