O Teatro Nacional São João (TNSJ) celebra os 100 anos da revista literária Orpheu com a reposição da peça ‘al mada nada’, criação de Ricardo Pais que homenageia Almada Negreiros. Para antecipar a celebração do momento, na quarta-feira, às 14h, os b-boys Momentum Crew e o ator Pedro Almendra, acompanhados do percussionista Rui Silva, apresentam um excerto do espetáculo na estação da Trindade do metro do Porto.
Em ‘al mada nada’, Ricardo Pais explora o universo de um dos vultos mais marcantes do panorama artístico português do século XX, percorrendo algumas das obras literárias de Almada Negreiros, um dos protagonistas da Geração d’Orpheu, grupo que deu origem à publicação.
De acordo com o comunicado do TNSJ, “o espetáculo de Ricardo Pais é uma criação que se desenvolve em torno de muito mais que palavras.(…) ‘al mada nada’ dança a corporalidade de Almada Negreiros”. No espetáculo, o encenador junta o teatro – através de um monólogo do ator Pedro Almendra –, à dança urbana, com o grupo de b-boys premiado internacionalmente Momentum Crew.
Coproduzido pelo TNSJ e pela Companhia de Teatro de Almada, ‘al mada nada’ estará em cena, de 11 a 19 de abril, à quarta-feira, às 19h, de quinta a sábado, às 21h e, aos domingos, às 16h.
Segunda-feira 6 Abril, 2015
Almada Negreiros celebra Orpheu no metro do Porto
Na quarta-feira, às 14h, na estação da Trindade do metro do Porto, o ator Pedro Almendra, os b-boys Momentum Crew e o percussionista Rui Silva interpretam um excerto do espetáculo ‘al mada nada’.