Com a chegada do inverno, é essencial reforçar os cuidados com a saúde, para evitar gripes e constipações. Recomenda-se sempre, e mais ainda durante uma pandemia, uma alimentação saudável e equilibrada.
Com a ingestão dos alimentos certos, podemos equilibrar o nosso sistema imunitário, uma espécie de exército a que o nosso organismo recorre para se proteger das agressões. Mas há alimentos que, pela sua composição nutricional, são mais indicados que outros.
Conheça os nutrientes aliados do sistema imunitário.
1. Laranja, limão e quivi
São fontes alimentares de vitamina C, que têm propriedades antioxidantes, ou seja, evitam a oxidação das células do sistema imunitário. Ao consumi-los, impede a morte das células e permite que o organismo esteja mais bem preparado quando for exposto aos agentes agressores.
2. Cogumelos
Os cogumelos são ricos em antioxidantes e selénio. Quando os níveis de selénio no organismo estão baixos, ficamos mais suscetíveis a gripes e constipações. Além disso, os cogumelos também são ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente a niacina (B3) e riboflavina (B2) que fortalecem o sistema imunitário.
3. Sementes de abóbora
As sementes de abóbora possuem zinco na sua constituição, um mineral que atua e regula a função das células do sistema imunitário.
4. Amêndoas
As amêndoas são ricas em vitamina E e B3 (niacina). Estas duas vitaminas juntas fortalecem o sistema imunitário e ajudam a combater o stress.
5. Iogurte
Contém bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, ajudando a combater doenças inflamatórias do intestino.
6. Alho
Combate diretamente a Helicobacter pylori, uma bactéria associada à gastrite, úlceras e neoplasia do estômago. Além disso, possui na sua constituição bioquímica substâncias que estimulam a atividade celular do sistema imunitário.
7. Espinafres
Possuem folato, que participa na produção de novas células e na reparação do ADN. São ainda uma boa fonte de fibras, antioxidantes e vitamina C.
8. Batata doce
Possui betacaroteno e vitamina A. A sua atividade antioxidante pode estar ligada ao combate do envelhecimento e à redução do aparecimento de alguns tipos de neoplasia.
(CUF)