PUB
Recheio 2024 Institucional

Alessandro Gatto é o vencedor do 17º PortoCartoon

Alessandro Gatto é o vencedor do 17º PortoCartoon

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O grande prémio do 17.º PortoCartoon, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, no Porto, foi atribuído ao italiano Alessandro Gatto. Pela primeira vez, o evento distinguiu a obra de uma mulher.

Alessandro Gatto, que já havia vencido o galardão há três anos, viu o seu trabalho “Window” (janela, em inglês) ser novamente distinguido com o grande prémio.
Subordinado ao tema “A Luz”, o concurso atribuiu o segundo prémio a “Safe Light” (luz segura, em inglês) da polaca Izabela Kowalska-Wieczorek, a primeira mulher a ser premiada no PortoCartoon. O terceiro prémio foi para “Lantern” (lampião, em inglês), do russo Andrei Popov,
Nas categorias especiais dedicadas ao futebolista Cristiano Ronaldo e ao escritor Ernest Hemingway foram premiados, respetivamente, o polaco Krzysztof Grondziel e o brasileiro Dalcio Machado.
“Em apreciação estiveram cerca de 1700 obras, de quase 500 artistas, oriundas de todos os continentes. Portugal é o país com mais participação: com 154 trabalhos, de 62 cartunistas. Seguem-se o Irão (152), Roménia (121), Turquia (101), Sérvia (82) e Brasil e Rússia (ambos com 57), e Ucrânia (53) e Polónia (45)”, referiu a organização em comunicado.
O júri da 17ª edição do PortoCartoon foi composto pelo professor universitário Andrew Howard, pelo presidente da Federação de Organizações de Cartunistas, Bernard Bouton, por Luís Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa, pelo representante da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Luís Mendonça, pelo encenador Roberto Merino e pelo fundador do Museu de Humor de Fene, Xaquín Marín, com o cartunista do Charlie Hebdo Georges Wolinski, assassinado no começo do ano, como presidente honorário.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil