RECHEIO 50 ANOS

AirHelp Score 2019: Pontualidade penaliza classificação do aeroporto do Porto

AirHelp Score 2019: Pontualidade penaliza classificação do aeroporto do Porto

O aeroporto do Porto ocupa a 125.ª posição no ranking mundial de 132 aeroportos elaborado pela organização especializada em direitos dos passageiros AirHelp. O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o pior classificado.

Lançado em 2015, o AirHelp Score classifica os aeroportos a nível mundial e as companhias aéreas em função da qualidade do serviço, pontualidade e tratamento de reclamações ou serviços de alimentação e lojas.

Divulgado esta quinta-feira, o ranking de 2019 coloca em último lugar o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com uma classificação de 5,77 pontos (face aos 8,39 obtido pelo melhor classificado, o Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, Catar). Os atrasos são o principal motivo para esta posição: Lisboa obteve uma classificação de 4,7 na pontualidade. Às lojas e restauração foram atribuídos 7,4 pontos e à qualidade do serviço 7,3.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, tem uma melhor classificação, ocupando a 125.ª posição, com uma pontuação final de 6,46 pontos. A qualidade do serviço é o parâmetro mais elevado neste aeroporto (7,9), seguindo-se a alimentação e lojas (7,6) e a pontualidade (5,6).

As pontuações mais baixas foram atribuídas, além de Lisboa, ao aeroporto internacional do Kuwait (131.º lugar), aeroporto de Eindhoven na Holanda (130.º), aeroporto internacional Henri Coandă em Bucareste na Roménia (129.º) e aeroporto internacional de Malta (128.º).

O aeroporto internacional de Hamad, no Qatar, é o mais bem classificado, seguido do aeroporto internacional de Tóquio, no Japão, o aeroporto internacional de Atenas, na Grécia, o aeroporto internacional Afonso Pena, no Brasil, e o aeroporto Gdańsk-Lech Wałęsa, na Polónia.

No que diz respeito ao ranking mundial das melhores companhias aéreas elaborado pela AirHelp, a TAP é a única transportadora portuguesa que consta da lista: ficou na 61.ª posição entre 72 empresas analisadas, com 6,04 pontos. A transportadora portuguesa obteve uma pontuação de 7,7 em qualidade do serviço, 5,3 em tratamento de reclamações e 5,2 em pontualidade.

Das 72 empresas analisadas, a Qatar Airways obteve a melhor classificação (8,23), seguida da American Airlines, da Aeromexico, da sueca Scandinavian Airlines e da australiana Qantas. No fundo da tabela estão a Thomas Cook Airlines, a easyJet, a Kuwait Airways, a Korean Air e a Ryanair.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal