Santander Escolhas 2

Agustina Bessa-Luís homenageada em mural de arte urbana

Agustina Bessa-Luís homenageada em mural de arte urbana

As celebrações dos 100 anos de Agustina Bessa-Luís ficam marcadas pela criação de um mural de arte urbana em homenagem à escritora portuguesa. Localizado no exterior do muro da CCDR-NORTE, na Via Panorâmica Edgar Cardoso, este é um dos murais mais extensos da cidade.

A artista Mónica Baldaque, filha de Agustina, faz parte do projeto e está a pintar o cadeirão onde a mãe escrevia. O curador artístico desta intervenção é Frederico Soares Campos (DRAW), que participa juntamente com os artistas FEDOR, Third, OKER, SPHIZA, CAVER, Fátima Bravo, GLAM, MADUZE, Daniel Africano, Pedro Podre e Mafalda Mendonça.

Cada um dos 13 intervenientes retrata uma obra da autora, através de desenhos de personagens. Apesar de o mural ainda não estar terminado, já pode ser visto pelo público numa das artérias mais movimentadas do Porto.

A ideia é que a homenagem denominada “Para Agustina – Extravagante Retrato de Família” se mantenha por vários anos, apresentando o legado da escritora a todos aqueles que passam pelas ruas da cidade.

Recorde-se que Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922 e faleceu a 3 de junho de 2019, no Porto. Começou a escrever desde muito cedo, mas publicou a sua primeira obra de ficção, a novela Mundo Fechado, apenas em 1948. A autora foi premiada diversas vezes ao longo da carreira, tanto em Portugal como no estrangeiro, sendo que “A Sibila” e “Fanny Owen” são algumas das suas obras mais conhecidas.

Foto: Facebook CCDR-Norte

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem