Sabor do mês PD - carne

Águas e Energia do Porto distinguida pelo investimento em inovação

Águas e Energia do Porto distinguida pelo investimento em inovação

A Águas e Energia do Porto (AEdP) foi distinguida com o Estatuto Inovadora COTEC, uma iniciativa da COTEC Portugal e dos seus parceiros do setor bancário. De acordo com o portal de notícias da autarquia portuense, “este prémio reconhece as empresas nacionais pela sua capacidade de inovação e de criação de valor para o país”.

“Entre as 830 empresas candidatas”, a AEdP foi uma das premiadas pelo sua robustez financeira e prestação económica e investimento em inovação. A COTEC sublinhou o “excecional desempenho da Empresa, da gestão do sistema e das suas equipas neste âmbito”.

O município destaca que a Águas e Energia do Porto tem apostado “na melhoria contínua dos seus sistemas, nomeadamente através do desenvolvimento de algumas soluções inovadoras”. Exemplo disso é a plataforma “preditiva H2Leaks” que, com base em inteligência artificial, “prevê antecipadamente as condutas” que necessitam de intervenção.

O investimento em inovação estende-se também a outras áreas, destacando-se o projeto Virus4Health, criado durante a pandemia, em parceria com o CIIMAR, “que monitoriza a presença de carga viral nos afluentes às ETAR do Freixo e de Sobreiras. A técnica utilizada poderá servir para prever surtos que possam surgir no futuro”.

O estatuto «Inovadora COTEC» além de reconhecer publicamente as empresas inovadoras, potencia também a criação de uma rede de parceiros para dinamizar o setor.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem