O concurso “Dás o Litro pelo Porto?”, lançado pela empresa Águas do Porto, consistia na conceção e desenho de uma garrafa de água com capacidade para meio litro, portátil, que deveria ter uma tampa estanque com um mecanismo que não permitisse que se soltasse da garrafa, bem como de uma outra, em vidro, para litro e meio de água, sem tampa, para uso em casa. Além disso, as garrafas deviam ter a marca “Porto.” e o seu desenho ser original.
Para o presidente da autarquia portuense, Rui Moreira, houve propostas “muito interessantes”, privilegiando “o design e tudo o que existe de indústrias criativas na cidade”.
O presidente da empresa municipal, Matos Fernandes, salientou que a água da rede pública do Porto é “450 vezes mais barata do que a mais barata que se pode comprar no supermercado”, destacando que a sua qualidade foi considerada excelente em 99,7% das análises. Os dados dizem respeito a 4.071 análises feitas à rede de distribuição domiciliária em 2014 no Porto.
O júri avaliou 16 propostas admitidas a concurso, tendo o segundo e terceiro lugares sido entregues a Sónia Soeiro e à equipa da CRU Design, respetivamente.
Quinta-feira 11 Junho, 2015
Água do Porto já tem garrafa oficial
Os designers Teresa Soares e Paulo Seco receberam o primeiro prémio do concurso de ideias para a garrafa oficial da cidade, cujo objetivo é promover o consumo da água da torneira.