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Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Matosinhos, inclui educação socioemocional no horário curricular

Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Matosinhos, inclui educação socioemocional no horário curricular

O Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Matosinhos, integrou, este ano letivo, no horário curricular de 500 alunos, do 3.º ao 5.º ano, divididos por 19 turmas, um programa de educação socioemocional para que estes ganhem “consciência social, de si e do outro”.

Criado há cinco anos pela associação Mente de Principiante, o programa “Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se” tem como objetivo sensibilizar os alunos para as competências socioemocionais e dar-lhes ferramentas que lhes permitam ter maior autoconhecimento e consciência social, de si e do outro, explicou à Lusa Andreia Espain, fundadora da associação e responsável pela autoria e coordenação do programa.

Para além disso, visa ainda potenciar competências de comunicação, empatia e resolução de problemas.

Os alunos conseguem assim perspetivar as coisas de maneira diferente, respondendo às diversas situações de forma eficaz e efetiva,

A responsável explicou este programa tem sido aplicado em diferentes escolas do país, mas não como parte integrante do horário curricular, tal como acontece este ano neste agrupamento escolar de Matosinhos.

“Em alguns casos, este é uma atividade complementar, aplicada pelos professores no âmbito da disciplina que lecionam”, referiu, salientando que ao ser colocada no horário curricular dos alunos passa a ser uma disciplina como outra qualquer.

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“Nos dias que correm, torna-se ainda mais fundamental educar crianças e jovens a ver o mundo de dentro para fora”, frisou a responsável.

Num ano atípico devido à pandemia de covid-19, que obrigou as escolas a encerrar e a ter aulas online, Andreia Espain considerou que este programa assume “maior importância e sentido”.

“Com o programa ajudamos as crianças e jovens a regular-se e a estar em paz consigo perante a incerteza do momento atual”, afirmou.

As aulas são dinamizadas por uma equipa da associação Mente de Principiante, composta por professores e psicólogos, profissionais externos ao agrupamento escolar e que lá vão apenas para lecionar o programa.

De referir que o programa tem a duração de um ano e é cofinanciado pelas Academias Gulbenkian do Conhecimento.

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