PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Agência Fitch renova confiança na gestão financeira do Porto

Agência Fitch renova confiança na gestão financeira do Porto

A agência de notação financeira Fitch mantém a classificação global “BBB” no que respeita à gestão financeira do município do Porto, anunciou a Câmara Municipal.

No seu portal de notícias, a autarquia explica que a avaliação em causa “corresponde aos Issuer Default Ratings (IDR) de longo prazo”, isto é, classificações que atribuem a medida do risco de crédito dos emissores avaliados e que também, a curto prazo, o nível se mantém em “F2”. Por sua vez, no que respeita ao Standalone Credit Prole (SCP), uma transação de crédito sem relação com qualquer captura original de fundos, a avaliação continua a ser positiva, posicionando-se em “aa”.

No que respeita a este último ponto, a agência destacou que a cidade do Porto se compara favoravelmente a outros pares internacionais, esperando um retorno da dívida, que se encontra “no meio da faixa correspondente”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com a Fitch é expectável que o município enfrente uma nova queda no soldo operacional este ano, como aconteceu no último, devido às despesas para apoiar o combate à pandemia e a economia local. “A pandemia ainda não acabou e a cidade irá aumentar as despesas operacionais para apoiar a economia local”, sublinhou, acrescentando que ultrapasso o período de recuperação económica, que se espera acontecer dentro de quatro anos, “o saldo operacional deve recuperar para cerca de 30 milhões de euros”.

“A dívida líquida ajustada do Porto deve aumentar no próximo ano para compensar o menor saldo operacional e financiar o programa de investimentos da cidade”, salientou a agência.

Ainda de acordo com a nota divulgada pela Câmara Municipal, a “sustentabilidade da despesa” e a “robustez do passivo e da liquidez” foram os fatores classificados como “mais fortes” nesta avaliação da cidade portuense, que segundo a Fitch, “tem mostrado controlo de crescimento nos últimos anos”.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz