PUB
Recheio 2024 Profissional

Agência Europeia do Medicamento aprova nova vacina contra a covid-19

Agência Europeia do Medicamento aprova nova vacina contra a covid-19

Depois de ter aprovado as vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da AstraZeneca, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu agora luz verde à vacina Janssen, produzida pela farmacêutica Johnson&Johnson. 

“A EMA acabou de recomendar que seja dada uma autorização condicional de introdução no mercado à vacina da Janssen contra a covid-19 para pessoas maiores de 18 anos”, anunciou, no seu Twitter, atestando a “segurança e eficácia” da vacina. 

Ao contrário das outras três vacinas da covid-19 que já estão a ser administradas, a da Johnson & Johnson é de toma única e exige “uma menor capacidade de frio para o seu transporte e armazenamento”. 

A vacina “é composta por um vetor viral, baseado em adenovírus que foi modificado, de forma a conter o gene responsável pela produção da proteína “spike”, uma proteína do vírus SARS-CoV-2, necessária para entrar nas células do corpo”, explicou o Infarmed, em comunicado, destacando que a vacina “não contém o próprio vírus e não pode causar covid-19”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Note-se que esta é a quarta vacina a ser aprovada na União Europeia e a primeira que necessita apenas de uma única dose. Entre as características da Janssen está ainda o facto de exigir uma “menor capacidade de frio para o seu transporte e armazenamento”. 

Falta, agora, a autorização da Comissão Europeia para que a vacina Janssen entre no mercado. Ao que tudo indica esta será concedida rapidamente.  

De acordo com os dados avançados, Portugal vai receber 4,5 milhões de doses da vacina ainda este ano, 1,25 milhões das quais ao longo do segundo trimestre. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem