PUB
Recheio 2024 Institucional

Aeroportos portugueses na lista dos que registaram mais atrasos no verão

Aeroportos portugueses na lista dos que registaram mais atrasos no verão

Ponta Delgada (2º), Lajes (3º), Lisboa (10º), Madeira (38º) e Porto (48º) figuram na lista das 50 infraestruturas europeias com mais atrasos em junho e julho deste ano.

A AirHelp, empresa especializada em direitos dos passageiros aéreos, revelou os 50 aeroportos europeus que registaram mais atrasos este verão. No ranking, surgem cinco aeroportos portugueses: Ponta Delgada e Lajes estão entre os três piores; o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, aparece na 10.ª posição; o da Madeira ocupa o 38º lugar; e o do Porto é o melhor português na lista dos 50 com pior desempenho.

“Os aeroportos de Mykonos (Grécia), Ponta Delgada e Lajes (ambos dos Açores) estão no topo do ranking dos aeroportos que registaram mais atrasos no período de junho e julho. No Top 10 dos menos cumpridores de horários encontra-se ainda o Aeroporto de Lisboa”, lê-se no comunicado da AirHelp, citado pela Publituris.

Segundo a AirHelp, “5 em cada 10 voos que partiram destes aeroportos aterraram no destino com mais de 15 minutos de atraso ou foram cancelados”, sendo que, no caso de Ponta Delgada e das Lajes, 48% e 46% dos voos partiram com atraso, respetivamente, enquanto em Lisboa “4 em 10 voos sofreram perturbações no período em análise”.

No Top50 dos aeroportos com mais atrasos estão ainda os aeroportos da Madeira e Porto, que, segundo a AirHelp, “apresentam melhores performances, mas ainda assim com mais de um quarto dos voos (28% e 25%, respetivamente) a não cumprirem o horário previsto”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto), a taxa de pontualidade dos voos foi de 75,2% nos meses de verão, média que, no caso da Madeira, desceu para 72,4%, enquanto em Lisboa foi de 62,1%. Já as Lajes apresentaram uma taxa de pontualidade de 54,4% e Ponta Delgada não foi além dos 52,4%.

No entanto, a lista é liderada pelo aeroporto de Mykonos, na Grécia, que registou uma taxa de pontualidade de apenas 47,1%. Seguem-se os aeroportos de Ponta Delgada e Lajes, e a quarta posição volta a ser ocupada por um aeroporto grego, o de Santorini, onde a taxa de pontualidade foi de 56,1%.

O quinto lugar é ocupado pelo aeroporto de Malpensa, em Itália, seguindo-se Londres-Gatwick, no Reino Unido; Atenas, na Grécia; Veneza, em Itália; e Liubliana, na Eslovénia, que ocupa a 9.ª posição, precedendo Lisboa.

O ranking dos 50 aeroportos com maior número de atrasos na Europa foi elaborado a partir de dados recolhidos pela AirHelp. Apenas foram tidos em conta os aeroportos com mais de 1000 voos entre 1 de junho e 31 de julho, considerando-se que o voo não foi pontual quando chegou ao destino com mais de 15 minutos de atraso ou foi cancelado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil