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Acesso automóvel do aeroporto do Porto já não é gratuito

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Entraram em vigor esta terça-feira as regras de acesso automóvel às zonas de partida e chegada de passageiros no aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia.

“Todos os utilizadores particulares que pretendam deixar ou ir buscar passageiros ao aeroporto têm direito a 10 minutos grátis” para o fazer, esclarece a ANA, empresa responsável pela gestão dos aeroportos em Portugal. Ultrapassado esse tempo, os utilizadores começam a ser taxados: um euro no período de 5 minutos após os 10 minutos grátis e dois euros por cada cinco minutos acima dos 15 minutos.
O programa, designado Kiss & Fly, tem por objetivo “desincentivar o uso intensivo” das zonas de partidas e de chegadas da aerogare. Assim, só serão permitidas duas entradas gratuitas por dia. A terceira entrada, num período de 24 horas, já não dispõe de período de carência e as paragens começarão a ser cobradas com valores”superiores aos dos parques públicos”.
A contagem de tempo de estacionamento nas zonas de acesso limitado inicia-se ” no momento da emissão do bilhete e acaba no momento em que o ticket é introduzido na máquina”. Se o período entre estes dois momentos for inferior (ou igual) a 10 minutos, o bilhete ficará validado e o condutor passa a ter cinco minutos para sair do espaço. Se o período se alargar, “o utente terá de pagar os minutos em excesso, cuja contagem se inicia ao 11º minuto”.
As viaturas de transporte coletivo público regular não pagam. Quanto aos táxis, quando em largada de passageiros não pagam qualquer tarifa desde que não ultrapassem os 10 minutos de permanência, sendo que os que estiveram em tomada de passageiros irão manter-se no espaço atualmente disponibilizado para o efeito, reservado a portadores de avença válida.
Os autocarros de turismo e os ‘shuttles’ de turismo e dos hotéis terão espaços próprios adequados para aceder ao aeroporto (parque 8), enquanto os ‘rent-a-car’ sem instalações no aeroporto do Porto também passam a dispor de parque de estacionamento dedicado (parque 7).
A ANA assegurou que o objetivo da medida “não são as receitas” e sim “melhorar o serviço que prestamos aos nossos utilizadores, tornando-o mais cómodo, mais rápido e mais tranquilo”.
O Kiss & Fly já se encontra em vigor no aeroporto de Faro. Em Lisboa, o projeto só será implementado no próximo ano.

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