O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, tem vindo a consolidar-se como um importante ponto de logística para o transporte de mercadorias, com um crescimento significativo nos últimos anos. A DHL e a UPS, as duas principais operadoras de carga no local, reforçaram recentemente as suas operações. A DHL inaugurou um novo terminal, num investimento de 25 milhões de euros, enquanto a UPS, que começou com 38 funcionários em 2021, já ultrapassa os 130 trabalhadores. Todos os dias, mercadorias de diversas naturezas são processadas e despachadas a partir deste aeroporto para vários destinos.
O aumento da procura levou a DHL a expandir as suas instalações de 11 mil m² para 18 mil m², segundo José Reis, presidente da DHL Express Portugal, em declarações ao JN, para acompanhar a crescente dinâmica empresarial no Norte. O Porto registou um crescimento de 13,5% no comércio entre 2019 e 2023, refletindo-se no aumento das operações de transporte. A empresa agora conta com três voos diários para movimentar mercadorias, operados por aviões como o A300, o Boeing 757 e o Boeing 737, com uma equipa de 200 funcionários, mais do que o dobro do que tinha em 2012.
Este serviço de logística quase ininterrupto funciona entre as 7 da manhã e as 3 da madrugada, com operações coordenadas ao minuto. Joaquim Carvalho, responsável pelas operações de carga, explica à mesma fonte que, assim que um avião aterra, os contentores são descarregados em 40 minutos. Este ritmo acelerado é possível graças à automatização dos processos e à utilização de camiões TIR para o transporte das mercadorias, o que permite à DHL processar até 40 toneladas de carga por dia.
As novas infraestruturas permitiram à DHL aumentar a capacidade de manuseamento, processando agora 6500 peças por hora para importação e 5500 para exportação. Com um fluxo diário de cerca de 11 mil envios, a empresa reforça a sua posição no mercado da logística e transporte de mercadorias, servindo o Norte e o Centro do país, até Viseu.
Pedro Alexandre Reis, técnico de tráfego aéreo, sublinha que as operações de carga são minuciosamente planeadas e controladas, para garantir que tudo decorre de forma eficiente. Este destaca também que o transporte de animais é feito com especial cuidado, com estes a serem os primeiros a sair e os últimos a entrar nos aviões.
Com esta expansão, o aeroporto do Porto reafirma-se como um hub logístico estratégico, respondendo ao crescimento económico da região e às crescentes exigências do comércio internacional. As operações das principais transportadoras, como a DHL e a UPS, demonstram o papel vital do aeroporto no desenvolvimento da economia local.