PUB
Recheio 2024 Institucional

Aeroporto do Porto e de Lisboa destacam-se por motivos opostos

Aeroporto do Porto e de Lisboa destacam-se por motivos opostos

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, destaca-se como o melhor de Portugal, enquanto o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é considerado um dos piores do mundo, segundo o AirHelp Score 2024.

Este ranking, que avaliou 239 aeroportos em 70 países, coloca Lisboa na 234ª posição com uma pontuação global de 6,59 em 10 possíveis. Em contraste, o Aeroporto de Doha, no Catar, lidera a lista com 8,52 pontos.

A principal razão para a baixa classificação de Lisboa, de acordo com o Diário de Notícias, são os frequentes atrasos nos voos, que pesam 60% na avaliação global, com uma pontuação de 5,8. Já o aeroporto do Porto, ocupa a 117ª posição, situando-se aproximadamente a meio da tabela. O Aeroporto de Faro encontra-se em 185º lugar.

Em termos de pontualidade, o Aeroporto de Lisboa é superado negativamente apenas pelo aeroporto de Gatwick, em Londres, e pelo aeroporto de Tunis, que ocupa a última posição na tabela com 4,8 pontos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Apesar dos problemas de pontualidade, Lisboa obtém boas avaliações nas acessibilidades e na limpeza das instalações (7,6 pontos) e na qualidade das lojas e restauração (7,8 pontos), critérios que compõem 20% da avaliação final cada um.

No dia 17 de julho, Esposende será palco de um debate organizado pela Associação Empresarial do Minho (AE Minho) para discutir o novo aeroporto de Lisboa e a linha de TGV.

O evento contará com a participação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, do presidente da CCDR-Norte, António Cunha, e do chairman da Altri, SGPS, Alberto Castro.

O objetivo é refletir sobre o impacto do novo aeroporto para o desenvolvimento do país e a importância do investimento em mobilidade ferroviária de alta velocidade e, qual o impacto que terá nas empresas da região Norte. O debate terá lugar no Centro Hípico do Norte, às 17h30, e será aberto ao público mediante inscrição prévia no site da AE Minho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem