PUB
Amanhecer - sacão

Aeroporto do Porto deu um “salto” em 2024 no número de passageiros

Aeroporto do Porto deu um

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro registou um aumento significativo no tráfego de passageiros em 2024, ultrapassando assim os 16 milhões de viajantes, o que representa um crescimento de 5% face ao ano anterior. 

Como refere a autarquia portuense, os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmam que esta foi a infraestrutura aeroportuária nacional que mais cresceu no último ano.

O desempenho do aeroporto do Porto destaca-se não apenas a nível nacional, mas também no contexto do noroeste da Península Ibérica. 

Em comparação, os três principais aeroportos da Galiza – Santiago de Compostela, Corunha e Vigo – movimentaram, em conjunto, 5,9 milhões de passageiros. Segundo a gestora aeroportuária espanhola AENA, Santiago de Compostela registou 3,6 milhões de passageiros, enquanto a Corunha e Vigo receberam 1,2 milhões e 1,1 milhão, respetivamente.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este crescimento ocorre num momento em que avança o projeto de uma linha ferroviária de alta velocidade, que pretende reduzir o tempo de viagem entre Porto e Vigo para cerca de 50 minutos.

No panorama nacional, o total de passageiros transportados nos aeroportos portugueses cresceu 4,3% em 2024, atingindo assim os 70,4 milhões. O tráfego aéreo também registou um ligeiro aumento, com 245,9 mil aeronaves comerciais a aterrar no país, mais 0,9% do que no ano anterior. Além disso, o transporte de carga e correio teve um crescimento expressivo de 14,2%, alcançando assim as 254,8 mil toneladas.

Entre os destinos e origens mais frequentes dos voos que passaram pelos aeroportos portugueses, o Reino Unido lidera a lista, seguido por França, Espanha, Alemanha e Itália.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Prémio literatura infantil PD até 1/4