O aeroporto Francisco Sá Carneiro viu concluídas, na quarta-feira, as obras de renovação e ampliação do caminho de circulação “taxiway”, que acrescentaram 1.300 metros no caminho de circulação paralelo à pista.
Em comunicado enviado às redações, a ANA Aeroportos de Portugal explica que as obras incluíram “um desvio que permitirá uma melhor sequência de descolagens e uma saída rápida da pista de 300m”. Além disso, envolveram ainda a reabilitação de “600m do taxiway” e a instalação de “nova sinalização operacional, utilizando mais de 200 km de cabos elétricos”.
A entidade considera que a intervenção representa “uma melhoria operacional fundamental” na infraestrutura, que terá um “impacto positivo imediato para as companhias aéreas e passageiros”. “Este novo caminho de circulação de aeronaves irá melhorar a eficiência e a capacidade do aeroporto do Porto e consequentemente reforçar a sua importância na região e no país como catalisador do desenvolvimento económico”, destacou ainda.
O aeroporto do Porto conseguirá, assim, “manter o seu trajeto de crescimento sustentado no futuro”, alcançando
O investimento em causa rondou os 31 milhões de euros e foi suportado pela ANA/VINCI Airports, no âmbito da estratégia para a modernização do aeroporto portuense, que já envolveu “a remodelação da área comercial, uma nova área de rastreio de segurança, utilizando tecnologia de ponta e a inovação aplicada à melhoria da experiência dos passageiros”.
Fotografia: ANA Aeroporto do porto – Facebook