
As PME portuguesas têm agora uma nova oportunidade de apoio à internacionalização e capacitação digital. A AEP – Associação Empresarial de Portugal – está a promover até abril de 2020 o Portugal Digital Export.
Trata-se de um projeto que pretende apoiar a internacionalização das PME [Pequenas e Médias Empresas] portuguesas através dos canais digitais, desenvolvendo ferramentas que permitam aumentar as exportações e melhorar a promoção da imagem portuguesa nos mercados externos.
O quadro de atividades do Portugal Digital Export, desenvolvido para estimular a internacionalização das empresas nacionais com base na utilização dos vários canais globais, assenta numa série de ações vocacionadas para responder aos desafios emergentes e às oportunidades da economia digital.
Assim, e até abril de 2020, serão realizadas, no âmbito do Portugal Digital Export, “cinco missões de prospeção internacionais que visam captar as novidades e tendências mundiais na área digital. Estas incursões têm ainda como objetivo a realização de contactos diretos com os principais players mundiais, resultando posteriormente no estabelecimento de acordos de parceria com a AEP no sentido de apoiar as empresas portuguesas a desenvolver a sua presença no mundo digital”, revela nota enviada às redações.
Para além das missões internacionais, o Portugal Digital Export integra ainda um programa de capacitação exaustivo com quatro edições, 8 e-books relacionados com as temáticas abordadas no programa de capacitação, seleção de 6 casos de sucesso para promoção internacional, criação de um índice de benchmarking, disponibilização de ferramenta de autodiagnóstico, bem como uma cerimónia de entrega de prémios que vai reconhecer o mérito das PME’s nacionais em termos de internacionalização através dos meios online.
Será no dia 28 de novembro de 2019, que será realizada esta que é uma das mais relevantes ações integradas do projeto, a gala Digital Export International Awards, que vai destacar as melhores práticas de internacionalização no domínio do digital e referenciar os melhores exemplos de inovação digital em Portugal.
“Com mais de metade da população mundial já a marcar presença online, a principal prioridade das empresas deve estar centrada no desenvolvimento de respostas aos desafios e oportunidades da economia digital. É precisamente para colmatar as limitações vividas no seio das empresas portuguesas que surge este projeto”, acrescenta a nota.
De acordo com Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP, “o Portugal Digital Export tem como objetivo fundamental potenciar a internacionalização das PME portuguesas, dotando-as de ferramentas estratégicas que lhes permitam identificar e implementar formas de maximizar a sua presença online. Com este projeto estamos certos que iremos contribuir ativamente para a criação de empresas mais sustentáveis, aumentar os postos de trabalho e, consequentemente ter um papel ativo no o crescimento da economia portuguesa, sempre com base no digital, que apresenta ainda muitos desafios mas, também oportunidades para o nosso tecido empresarial”.
O projeto Portugal Digital Export é um projeto da AEP apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas.