
De acordo com a Câmara do Porto, foi aprovada uma aquisição municipal, no valor de 3 milhões de euros, de um parque de estacionamento em Miguel Bombarda, Cedofeita e Carlos Alberto.
O objetivo passa por “retirar os carros do espaço público”, no centro histórico da cidade. O novo parque fica na Rua do Instituto dos Cegos de S. Manuel e tem 3 pisos, com capacidade para 249 lugares.
Como refere o presidente da Câmara, “as pessoas que ali vivem, na esmagadora maioria não têm garagens, mas têm carros”. Por isso, Rui Moreira pretende que o Porto consiga “dar condições aos moradores”.
Desta forma, prevê-se que o estacionamento vá ser proibido na zona de Cedofeita, para que o centro fique o mais desobstruído possível. No entender do autarca, trata-se de uma zona “complexa”, em que “o automóvel se apropriou do espaço público”.
Nas votações relativas a este novo parque, apenas a CDU ficou de fora, já que optou pela abstenção. O resto dos partidos viu com bons olhos esta iniciativa, que dará, a quem vive e trabalha em Cedofeita, melhores condições de circulação.
Segundo o município, a Assembleia Municipal do Porto também aprovou um investimento de 1,46 milhões, destinado à criação de habitação nas Eirinhas, na zona do Bonfim.