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AdDP promove observação de ecossistemas no âmbito do “Mil Escolas”

AdDP promove observação de ecossistemas no âmbito do “Mil Escolas”

Ambas as saídas foram coordenadas e orientadas pela equipa do Projeto “Mil Escolas”, constituída por João Luís Roseira e Mariana Cruz, tendo por base as ferramentas científico-pedagógicas disponibilizadas pelo “Projecto Rios” e pela AdDP, ferramentas que representam uma mais valia para o desenvolvimento dos programas escolares no enriquecimento e motivação de professores e alunos para práticas de preservação e conservação dos ecossistemas ribeirinhos, com a intervenção ativa das escolas na sua região. O objetivo das saídas de campo prende-se com o enriquecimento e motivação dos mais pequenos para as práticas da preservação e conservação de ecossistemas ribeirinhos, apoiada na observação e registo de dados no local de estudo definido. Nestas incursões participaram mais de cem alunos dos 2.º e 4.º anos, divididos por dois grupos: o da manhã, denominado de “Exploradores”, foi constituído por 52 alunos (do 2.º ano) e acompanhado pelos professores Carla Moutinho, Luísa Magalhães, Álvaro Aguiar e Alzira Gonçalves. O grupo da tarde, composto por outros 52 estudantes, do 2.º e 4.º anos, denominado de “Os Cientistas”, foi acompanhado pelos professores Teresa Moreira e Clarisse Teixeira. No troço da ribeira de Borba, e na presença dos intervenientes, nomeadamente do presidente da junta de Borba de Godim, Eduardo Pinheiro, foi privilegiado e fomentado o contacto com a natureza passível de observação, sendo que para que melhor fossem percecionados os seus sons, cores, cheiros e a biodiversidade, os alunos ao longo da caminhada/percurso efetuada até ao local em estudo, puderam usufruir da observação direta e pormenorizada de uma zona privilegiada pela visita de diversas espécies, tendo efetuado os respetivos registos na Ficha de Campo, caracterização geral, do Projeto “Mil Escolas,” aqui utilizada pela primeira vez.

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Fauna e flora fizeram as delícias dos mais novos
No que respeita a fauna e flora presentes na zona envolvente ao troço da ribeira de Borba selecionado para esta caracterização, os alunos puderam identificar um vasto leque de seres vivos, ao nível da fauna, nomeadamente o cavalo, cão, saltitão, borboletas da família Pieridae e Nymphalidae, libelinha, escaravelho, lagarto e alfaiate e da flora, de que são exemplo o feto-real, amieiro, hera, videiras, dente-de-leão, musgo, silvas, carvalho, agrião, roseira e oliveira. Durante estas duas saídas de campo, os alunos tiveram a oportunidade de concretizar várias tarefas, nomeadamente, identificar o troço onde se encontravam, efetuar observações no local de amostragem e ensaios de monitorização na determinação da respetiva qualidade da água, conseguindo efetuar registos no âmbito da determinação dos parâmetros físico-químicos, nomeadamente a transparência total da água do rio, o seu odor (sem cheiro), temperatura, pH, largura do canal, impurezas e contaminantes químicos com a aferição da não presença de nitritos e nitratos na amostra recolhida. O envolvimento dos vários intervenientes no processo, tem-se revelado estratégico e determinante para o êxito de toda a ação bem como para a promoção de uma efetiva sensibilização ambiental, enquadrada pelos princípios da Agenda 21 Local e Agenda 21 Escola.

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