
Os acessos ao porto de Leixões a partir da Autoestrada 28 (A28) já foram reabertos ao trânsito esta quarta-feira, depois de terem estado encerrados durante a noite por precaução, na sequência do derrame de ácido clorídrico no terminal ferroviário de mercadorias de Leixões, em Matosinhos.
Segundo a Proteção Civil, o incidente ocorreu pelas 23h45 de terça-feira, quando vários bidões de mil litros com ácido clorídrico caíram de um veículo pesado. Face à libertação de gases e à incerteza inicial quanto ao conteúdo dos recipientes, foi criado um perímetro de segurança com 150 metros de extensão.
A fuga foi entretanto contida e a trasfega do produto químico já foi concluída. Pelas 08h30, ainda estavam no local 21 operacionais, apoiados por oito viaturas, incluindo bombeiros voluntários de Leixões, PSP, GNR e uma equipa especializada em matérias perigosas dos Bombeiros Sapadores do Porto.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) garantiu que a situação está “totalmente controlada”, sublinhando que a ocorrência foi “prontamente sinalizada e objeto de uma intervenção imediata” pelas autoridades competentes e equipas de emergência. (via Porto Canal)
Sem registo de feridos nem de impactos ambientais significativos, a circulação nos acessos ao porto foi restabelecida pelas 08h00. A APDL indicou ainda que continuará a monitorizar a situação em articulação com as entidades envolvidas, reiterando o compromisso com a segurança e a proteção ambiental.