PUB
Philips S9000

Acabou de estrear uma nova exposição no Porto e é grátis

Acabou de estrear uma nova exposição no Porto e é grátis

A cidade do Porto acolhe, até ao dia 22 de novembro, a Exposição Fotográfica de Macau 2024, uma mostra que visa dar-nos a conhecer, através de elementos visuais, o Oriente, ao abordar temas como o turismo, a cultura, o lazer, o desporto e a gastronomia. 

Como refere a Câmara do Porto, esta foi inaugurada na quarta-feira no edifício dos Paços do Concelho, sendo que a exposição celebra o 25.º aniversário do Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau.

Recorde-se que a exposição já passou por Albufeira, em setembro, e Lisboa, em outubro, chegando agora ao Porto. Nos Paços do Concelho, 57 fotografias mostram ao público portuense uma visão única dos pontos turísticos mais emblemáticos de Macau, com o objetivo de reforçar os laços culturais e turísticos entre a região asiática e Portugal.

Sebastião Feyo de Azevedo, presidente da Assembleia Municipal do Porto, destacou na cerimónia de abertura que “a exposição diz muito aos portuenses, pois representa uma continuidade de eventos de ligação entre as duas cidades, que têm um protocolo de geminação desde 1997”.

Em nome do município, Feyo de Azevedo realçou também as visitas oficiais que o presidente da Câmara, Rui Moreira, tem realizado a Macau, e a receção de delegações deste país na cidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, Lúcia Santos, disse que “este ano, também se celebra o 27.º aniversário das relações entre Macau e o Porto como cidades geminadas, bem como o 5.º aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento para o Quadro de Cooperação e Promoção de Amizade entre as duas cidades” (via Câmara do Porto).

Quem também esteve presente na inauguração foi Zhao Bentang. O embaixador da China em Portugal recordou as diversas visitas diplomáticas que têm aproximado os dois países e destacou o progresso de Macau sob o princípio “um país, dois sistemas”, assinalando os 25 anos da criação da região autónoma.

A cerimónia contou ainda com a presença de estudantes macaenses da Universidade do Porto e representantes da autarquia, entre os quais a vereadora do Turismo, Catarina Santos Cunha, e o vereador da Educação, Fernando Paulo. 

A exposição é de entrada livre e dá ao público a possibilidade de conhecer o legado cultural de Macau, incluindo o seu Centro Histórico, declarado Património Mundial pela UNESCO em 2005, que testemunha a duradoura ligação entre Oriente e Ocidente.

Fotografia: Guilherme Costa Oliveira – Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem