PUB
Recheio 2024 Institucional

Abertas as candidaturas ao Fundo de Apoio ao Porto de Tradição

Abertas as candidaturas ao Fundo de Apoio ao Porto de Tradição

As lojas ou entidades já incluídas no “Porto de Tradição” podem agora revigorar os seus negócios, candidatando-se ao Fundo Municipal de Apoio aos Estabelecimentos e Entidades Reconhecidas ao abrigo daquele programa.

As candidaturas à segunda edição do “Fundo Municipal de Apoio aos estabelecimentos e entidades reconhecidas ao abrigo do programa Porto de Tradição” decorrem até 30 de setembro.

Segundo explica a autarquia, o apoio financeiro a conceder às lojas, estabelecimentos ou entidades já incluídas no “Porto de Tradição” “tanto pode servir para garantir a preservação e conservação das características que promoveram a classificação e reconhecimento enquanto lojas e/ou entidades históricas, nomeadamente através do ‘investimento em obras de restauro, reabilitação do interior e fachada, adaptações obrigatórias ou manutenção de espólio e acervo’; como, por outro lado, poderá ser aplicado à ‘modernização e sustentabilidade dos negócios’.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Esta possibilidade foi acrescentada ao Regulamento desta segunda edição, pois durante o período de candidaturas à primeira edição do fundo, muitos estabelecimentos apontaram “a necessidade de investir na atualização das práticas comerciais, quer ao nível da aquisição de equipamentos, software e conceção de conteúdos destinados à criação ou dinamização da presença na Internet, através de espaços virtuais de divulgação da oferta e de comércio eletrónico, quer no tocante à instalação de sistemas de segurança”.

Para apresentar a candidatura ao fundo municipal de 525 mil euros, é necessário o correto preenchimento da ficha de candidatura, que deverá depois ser entregue no Gabinete do Munícipe (mediante marcação prévia através da Linha Porto. 220 100 220) ou nas instalações do Departamento Municipal de Turismo e Comércio, na Rua de Antero Quental, n.º 367, “nos termos definidos pelo Fundo, que pode ser consultado no Edital publicado online, no sítio da Câmara do Porto”.

O programa “Porto de Tradição” foi instituído em 2016, com o principal objetivo de “preservar a identidade histórica do comércio da cidade”. Foram já reconhecidos 88 estabelecimentos comerciais, incluindo três entidades (Teatro Sá da Bandeira, Orfeão do Porto e UNICEPE – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto).

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem