O “Cultura em Expansão” está de regresso à cidade do Porto e, desta vez, o epicentro artístico vai ser a Associação Nun’Álvares de Campanhã que será o palco para a apresentação de “Nova Matriz”.
De acordo com a Câmara do Porto, a performance em questão vai ser levada a cabo pelo grupo Visões Úteis. O grande foco desta apresentação será a experiência da gravidez e da maternidade juvenil, sendo o projeto uma criação de Teresa Prima e Sara Figueiredo.
Importa referir que o projeto original, chamado “Matriz”, foi lançado pelo mesmo grupo, em 2023. Na altura, jovens grávidas foram convidadas a explorar as mudanças do corpo de uma forma performativa e artística.
Como refere o município, este terminou numa instalação imersiva e num momento de convívio. O projeto em questão foi dirigido por Lígia Malheiro e Rita Soeiro. Depois das duas levarem o projeto a cabo, foi a vez de Teresa Prima dar continuidade.
Esta é, segundo o município, especialista em dança, educação artística e movimento somático, e pela musicoterapeuta e cantora Sara Figueiredo. Assim, “Nova Matriz” procura oferecer um espaço acolhedor para mães e bebês, através de um ambiente de partilha, onde o brincar e o afeto guiam a experiência.
A performance final, que integra o programa Cultura em Expansão, estará aberta ao público nos dias 16 e 17 de novembro, às 11h. A entrada é gratuita, sendo que todos poderão assistir ao espetáculo.