PUB
Amanhecer

A nova rede de criação artística que a Câmara do Porto vai implementar

A nova rede de criação artística que a Câmara do Porto vai implementar

A Câmara do Porto está a preparar a criação de uma nova rede dedicada à criação artística, com espaços pensados para acolher residências temporárias de artistas, coletivos e projetos culturais. 

A proposta será discutida na próxima reunião do executivo e inclui o arrendamento de um imóvel na Rua do Almada, atualmente ligado à associação Mala Voadora (via CM Porto).

A iniciativa pretende reforçar a autonomia do tecido cultural da cidade, criando condições para que artistas possam desenvolver trabalho fora da lógica habitual de programação municipal. 

A ideia passa por estimular a experimentação, a colaboração e o envolvimento com a comunidade, ao mesmo tempo que se abre espaço para novas abordagens criativas.

O edifício em causa já tem histórico nesta área, tendo servido como espaço de criação e residência artística. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Está equipado com duas salas distintas, uma “white box” e uma “black box”, além de três estúdios que podem funcionar como alojamento para artistas. No final de 2025, o espaço foi colocado no mercado.

O contrato de arrendamento proposto prevê um valor anual na ordem dos 158 mil euros, por um período de cinco anos, contemplando ainda a possibilidade de aquisição futura, caso haja interesse de ambas as partes.

Com esta decisão, o município pretende garantir que o espaço continue afeto à atividade cultural, ao mesmo tempo que responde à escassez de infraestruturas adequadas para residências artísticas na cidade. 

A integração deste equipamento na futura rede municipal deverá contribuir para dinamizar a produção cultural e dar maior liberdade aos criadores locais.

(Foto: José Caldeira – via CM Porto)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhcer