Foi na passada segunda-feira, na reunião de Executivo, que a proposta para a nova morada fixa da mais antiga companhia teatral portuguesa, o Teatro Experimental do Porto, sendo agora no antigo CACE, em Campanhã.
De forma a dinamizar a zona oriental da cidade, esta decisão, tomada unanimemente, foi destacada por Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e do Espaço Público e Património como “agente de identidade, coesão e transformação urbanas” e acrescentou que “a cultura é um fator de desenvolvimento do Porto oriental. Teremos um quadrilátero virtuoso a oriente, com a Casa de São Roque, a Quinta da Bonjóia, o Matadouro e o antigo CACE do Freixo”.
O CACE, onde anteriormente estavam as antigas oficinas da EDP, funcionará como polo de dinamização cultural, tornando-se no lugar para a futura Extensão da Indústria do Museu da Cidade, para os Ateliers Municipais e, conforme afirmado em reunião de Câmara, residência do Teatro Experimental do Porto.
A mais antiga companhia teatral portuguesa, o Teatro Experimental do Porto, é precursora do teatro moderno, tendo estreado o primeiro espetáculo em 1953, sob a direção de António Pedro.
Fotografia: António Alves_Porto.