PUB
Galiza

A magia do Natal “mora” a 30 minutos do Porto e atividades não vão faltar

A magia do Natal

O Natal em Vila do Conde, de 30 de novembro a 6 de janeiro, será marcado por um programa recheado de atividades, incluindo mais ruas iluminadas, dois mercados de Natal, um espetáculo de drones, uma parada natalícia, concertos em todas as freguesias, animação de rua e oficinas infantis.

Durante a apresentação do programa, o presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, destacou o investimento de 350 mil euros, justificando que o retorno económico “será 10 a 15 vezes superior”. Esta aposta reflete a importância do turismo sazonal, em linha com as tendências europeias (via JN).

A parceria com a Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde visa apoiar os comerciantes locais e reforçar a cidade como destino de referência para os mercados de Natal na região Norte. Ricardo Santos, presidente da Associação, expressou a satisfação com esta parceria, que aproxima o evento das expectativas do comércio local.

A festa arranca a 30 de novembro com um espetáculo de drones e a chegada do Pai Natal ao Cais da Alfândega, seguida pela Parada de Natal que inaugura a iluminação e os mercados na Avenida Júlio Graça e junto à Igreja do Senhor dos Navegantes, nas Caxinas. Estes locais contarão com várias atrações, como a Casa do Pai Natal, um carrossel, uma roda-gigante e um comboio natalício.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ao longo da cidade, serão decorados 50 pontos com luzes festivas, incluindo a Alameda dos Descobrimentos onde estará uma grande árvore de Natal. O Conservatório de Música de Vila do Conde levará concertos a todas as freguesias entre 1 de dezembro e 5 de janeiro, e haverá animação de rua nos fins de semana, bem como um comboio turístico a ligar os dois mercados e a estação de metro.

Para as crianças, o Centro de Memória, a Biblioteca e o Parque João Paulo II irão organizar diversas oficinas durante as férias escolares. O programa inclui ainda o cortejo de Natal com tratores no dia 21, a 3ª gala de Natal no dia 7, e o musical infantil “Aventura na Fábrica do Pai Natal” a 15 de dezembro.

A passagem de ano será celebrada numa tenda aquecida na Praça da República, com festa até às 3h e fogo de artifício. O concerto de ano novo, no dia 4 de janeiro às 17h, terá a Orquestra Filarmónica Portuguesa, e o ciclo natalício terminará com o Encontro de Cantares de Janeiras, no Teatro Municipal, a 11 de janeiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3