Ao que tudo indica, a Torre dos Clérigos vai ser transformada numa espécie de “Fábrica dos Sonhos”. A iniciativa acontece a partir da junção de esforços da Associação dos Comerciantes do Porto e da Irmandade dos Clérigos.
No fundo, a “Fábrica dos Sonhos” trata-se de um espetáculo de vídeo mapping, que promete ser uma experiência bastante rica, em termos sensoriais. É de esperar que a mesma esteja ligada à quadra natalícia.
“O espetáculo imersivo, criado pelo ateliê OCUBO, transformará a fachada da Torre dos Clérigos numa fábrica mágica de presentes natalícios. Com animações em 2D e 3D, a narrativa dará vida a um lugar onde os sonhos das crianças de todo o mundo se tornam realidade, proporcionando ao público momentos inesquecíveis de fantasia e emoção” – refere a organização, citada pelo JN.
Posto isto, é de esperar que a iniciativa em questão esteja presente, nos Clérigos, do dia 20 de dezembro ao dia 5 de janeiro. Importa ainda referir que as exceções são os dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro.
Em termos de horários, os espetáculos têm cinco horas de início diferentes marcadas: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 e 22h30. No entender de Rubens Carvalho, presidente da Associação de Comerciantes do Porto, o projeto tem o grande foco de oferecer experiências únicas à cidade, num “mix” entre tradição e inovção.
Já o padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos, explica que “a Torre dos Clérigos é um símbolo da cidade, e este projeto permitirá projetar a magia do Natal num monumento que reflete a alma do Porto, fortalecendo a ligação entre a nossa história e o futuro”.