Sogrape

A importância de fazer uma “boa gestão do tempo”

A importância de fazer uma “boa gestão do tempo”

Por vezes, conseguir orientar todas as tarefas que precisam de ser feitas no dia-a-dia é um verdadeiro desafio, por isso, saber gerir o tempo é fundamental. Uma boa gestão do tempo permite ter uma “maior organização das rotinas e tornar a vida profissional mais produtiva, reduzindo consideravelmente o stress e a ansiedade”.

O objetivo não é fazer o máximo de coisas no mínimo de horas, mas sim saber como otimizar as horas, sem desperdiçar tempo, conseguindo, assim, ganhar mais tempo para as atividades pessoais.

A pensar nisso, a Hotmart divulgou, recentemente, um conjunto de dicas para uma boa gestão do tempo e uma vida laboral e pessoal mais equilibrada. Conheça todas as sugestões:

Autoconhecimento

O autoconhecimento é o primeiro passo, pois só assim é possível construir uma rotina positiva e adaptada ao ritmo de cada um. É, por isso, importante identificar os períodos mais produtivos e saber o tempo que se gasta para realizar cada atividade. Mapear tudo isto é importante para saber exatamente quanto tempo é preciso para concluir cada tarefa e para as organizar, sem haver uma sobrecarga.

Definir prioridades

Ao organizar a agenda é fundamental dividir as tarefas por prioridades, ou seja, da mais urgente para a menos urgente. Começar por uma tarefa pouco importante pode fazer com que se perca tempo crucial para realizar o que é urgente e que precisa de mais atenção. 

Dividir as tarefas

Fazer a mesma coisa durante horas seguidas pode ser cansativo e pouco produtivo. Se existem tarefas que exigem mais horas, o melhor é dividi-las em tarefas menores ao longo da semana para facilitar o processo e trabalhar com mais tranquilidade, sem se cansar tanto da atividade.

Anotar todos os compromissos e tarefas

O melhor é anotar tudo o que é necessário fazer, para que nada seja esquecido nem corra o risco de confundir prazos. Essa estratégia também ajuda a visualizar melhor tudo o que é necessário fazer e, assim, gerir melhor os horários.

Fazer pausas

A gestão de tempo também significa estipular momentos específicos para descanso. Sem pausas estratégicas ao longo do dia, é impossível manter a produtividade e ter uma rotina saudável. As pausas ajudam a descansar mental e fisicamente e a recuperar as energias. No entanto, se não forem incluídas no planeamento, há grandes hipóteses de não se dar a devida atenção a estes momentos.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/livro-de-receitas-quatro-estacoes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=111021-ta5&utm_campaign=quatroestacoes

Viva! no Instagram. Siga-nos.