RECHEIO 50 ANOS

“A Dama das Camélias” no Teatro Nacional São João

“A Dama das Camélias” no Teatro Nacional São João

 “Não se brinca com o amor”. É com esta frase, da autoria do poeta e dramaturgo francês Musset, que Miguel Loureiro inicia o texto que escreveu para o programa de sala de “A Dama das Camélias”, espetáculo que levará ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), de 6 a 9 de fevereiro.

Da autoria de Alexandre Dumas (filho) – que, em 1852, adaptou o seu bem-sucedido romance (1848) com o mesmo nome para a cena –, a peça “faz-se de uma estrutura trágica de cinco atos e diálogos céleres entrecruzados sobre a gravidade do amor”, realça o comunicado enviado à VIVA!. 

A atriz Carla Maciel dá corpo a Marguerite Gautier, a Dama das Camélias, que, “com uma origem humilde, ascendeu a cortesã refinada e disputada, sendo uma demi-mondaine que, tal como tantas outras personagens oitocentistas, acaba condenada à tuberculose”. Na sua versão, que estreou em setembro de 2019, Miguel Loureiro “aligeirou, analisou, aportuguesou, afrancesou em excesso, ridicularizando e engrandecendo” esta Dama das Camélias, fazendo um jogo cénico “à sua maneira”.

Do elenco fazem ainda parte os atores Carla Bolito, Gonçalo Waddington e António Durães, entre outros.

A peça, que resulta de uma coprodução entre o São Luiz Teatro Municipal, Gonçalo Waddington & Carla Maciel, Lda. e TNSJ pode ser vista na quinta e sexta-feira às 21h00, no sábado às 19h00 e no domingo às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes