No próximo dia 29 de setembro, a cidade do Porto irá celebrar o 10º aniversário da sua marca com um espetáculo inédito de luzes e drones, que terá lugar nos emblemáticos Jardins do Palácio de Cristal. Este evento, de entrada livre e com início às 21h30, é um tributo à marca que, desde a sua criação em 2014, tem sido uma referência no city branding, sendo admirada por outras cidades.
A marca “Porto.” foi lançada há uma década pelo Município do Porto, numa tentativa de revolucionar a forma como a cidade comunicava. Criada pelo designer Eduardo Aires, do White Studio, esta identidade gráfica rapidamente se tornou num símbolo icónico, reconhecido nacional e internacionalmente, tendo sido distinguida com vários prémios prestigiados, como o Graphis, em Nova Iorque, e o D&AD Awards, em Londres. As grandes letras azuis que ornamentam o edifício dos Paços do Concelho são hoje um símbolo inconfundível.
A marca não se limitou ao Porto e rapidamente ganhou reconhecimento mundial. Em 2023, por exemplo, foi apresentada no World City Brand Forum, na Coreia do Sul, como um caso de estudo de sucesso. Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, sublinha o impacto que a marca teve na identidade visual da cidade, referindo que ela permanece atual e resiliente, atraindo atenção tanto no país como no estrangeiro.
Além de figurar em frente aos Paços do Concelho, a marca “Porto.” tornou-se também presença constante noutros pontos de destaque da cidade, como no Parque da Cidade e até numa edição especial de uma lata da Coca-Cola, que celebrou o património da cidade com imagens icónicas como a Ribeira e o rio Douro. A influência da marca não parou por aí, tendo sido adotada em diversas iniciativas municipais, como o Teatro Municipal do Porto e o Mercado do Bolhão.
Eduardo Aires, criador da marca, destaca que o seu objetivo sempre foi criar uma imagem atemporal e resistente às mudanças políticas. Para ele, a identidade visual do Porto consolidou-se ao longo dos anos como um elemento agregador, que comunica a essência da cidade de forma universal.